O cenário é promissor e com potencial para melhorar os múltiplos recordes alcançados em 2023. Nunca, como no ano passado, houve tantos hóspedes, passageiros no aeroporto e voltas de golfe. A estes recordes na região do Algarve, juntam-se os proveitos de 1592 milhões de euros, mais um máximo de sempre.
Para 2024, o plano de ações é extenso. Desde logo, nas ligações aéreas, o Algarve vai acolher este ano voos provenientes de dois novos pontos, somando mais duas rotas às 81 efetuadas por 27 companhias no ano passado. Dos Açores, a partir do verão, o Aeroporto Gago Coutinho receberá a ligação efetuada pela Sata, estando já marcada para maio a aterragem do voo da United Airlines que tornará Faro e Nova Iorque mais próximos que nunca. No dia 25 de maio aterrará o voo inaugural desta ligação, que sairá na véspera do aeroporto de Newark.
“Os agentes do turismo no Algarve têm trabalhado intensamente para diversificar a oferta do destino, e isso já se sente também fora da época alta. A sustentabilidade financeira das empresas e da oferta de trabalho obriga-nos a esse esforço.
Acreditamos que estamos a caminhar para um equilíbrio, em que falar de época baixa se tornará apenas uma muleta linguística. Nunca tivemos tantas dormidas nos períodos de janeiro a abril e de outubro a dezembro” refere, André Gomes, Presidente do Turismo do Algarve.
O combate à sazonalidade é ainda promovido através de iniciativas como o Algarve Nature Fest, que regressa em 2024, com caminhadas, passeios de barco ou bicicleta, observação de aves e cetáceos, entre outras atividades de lazer. Será, ainda, reativada a marca Algarve Walking Season, com os 4 festivais de caminhadas no interior do Algarve e mais de 200 atividades na natureza, para mais de 3 mil participantes.
O turismo no Algarve far-se-á também nos campos Industrial e Literário. No primeiro caso, com a participação de 22 parceiros regionais na rede nacional, dentro da Agenda Nacional à Descoberta do Turismo Industrial (16 a 30 de março). Num âmbito cultural mais tradicional, os passeios literários incluirão a Rota Literária Saramago no Algarve.
Ainda para 2024, está previsto um trabalho profundo de análise do turismo na região, juntamente com os stakeholders do setor, do qual sairá uma proposta de Plano de Marketing Estratégico para o Turismo do Algarve para o período de 2024 a 2028, naquela que será a terceira edição deste documento. O novo plano surgirá até final do terceiro trimestre.
Ciente de que esta indústria não poderá prosperar sem sustentabilidade energética, hídrica e ambiental, o Turismo do Algarve está envolvido na promoção do Selo de Eficiência Hídrica, com todo o alojamento turístico da região a ser desafiado a juntar-se a um programa que visa contribuir para a redução de 15% no consumo do setor urbano.
“A oferta muito diversificada do Algarve reflete-se na chegada de turistas com perfis muito distintos. No golfe, por exemplo, dois terços das voltas nacionais jogaram-se nos mais de 40 campos do Algarve”, salienta André Gomes, informando sobre a necessidade de prosseguir a aposta na sustentabilidade ambiental, com foco na água, para acomodar este incremento na procura: “Os agentes do turismo do Algarve iniciaram medidas de poupança de água em 2020, com a elaboração do Plano de Eficiência Hídrica Regional, e com isso tornámos o setor mais eficiente. No golfe, temos uma
crescente utilização de águas residuais tratadas, e ainda este mês dois novos campos foram ligados a uma ETAR. Ninguém mais que os próprios empresários percebem a necessidade de apostar na sustentabilidade ambiental, condição para a sustentabilidade financeira dos seus investimentos”, acrescenta o presidente do Turismo do Algarve.
A candidatura à Linha + Interior permitirá, muito em breve, avançar com a valorização do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, com recuperação, valorização e promoção deste território conjunto do Algarve e Alentejo, regiões unidas também na Rede Urbana de Fortalezas Alentejo e Algarve. Projeto candidatado aos fundos do Portugal 2030, prevê a requalificação de património que, mais a sul, incluirá duas localidades do Sotavento, Castro Marim e Alcoutim.
Já na serra algarvia, o Renature Monchique está a plantar, até ao próximo mês de abril, 125 mil árvores, com 400 mil euros de financiamento assegurados pela Ryanair.
Algarve anuncia planos para um 2024 com muitas novidades, incluindo voo direto de Nova Iorque
O principal destino turístico português prepara-se para acolher voos de seis novos destinos, com a ligação direta de Nova Iorque a Faro a constituir uma fonte de elevada expectativa.
Artigos Relacionados
Mais Recentes
Anemia de Fanconi: doença rara que causa predisposição para ao cancro
há 10 minutos
Hotel oferece banhos de petróleo aos hóspedes: «Combate mais de 70 doenças», é a justificação
há 2 horas
Titanic: uma mão cheia de coincidências que contribuíram para o acidente
há 2 horas
Quer viver mais (e melhor)? Caminhe mais depressa
há 3 horas
Diga adeus aos buracos na parede: com esta invenção tudo fica muito mais simples (por apenas 4,99 euros)
há 3 horas
Descobrimos a árvore de Natal perfeita: é original, não ocupa espaço e custa 12,99 euros (só no Ikea)
há 4 horas
É a loucura: este brilho labial da Mercadona com efeito tridimensional é perfeito para o Natal
há 4 horas
Óbito: Morreu o artista plástico moçambicano Noel Langa
há 5 horas
Filme revela o músico Elton John como nunca o viu antes: como bónus mostra imagens inéditas de John Lennon
há 5 horas
Óbito: Morreu o pianista e compositor francês Martial Solal
há 5 horas
Cancro do pâncreas: estudo poderá facilitar deteção precoce da doença
há 5 horas
As 5 prendas vintage que toda a gente vai querer receber este Natal
há 6 horas
Não sabe o que fazer este natal? Vista o casaco e venha daí descobrir um mundo de atividades para toda a família
há 6 horas
CoimbraShopping recebe atuações de Natal nos próximos fins de semana
há 6 horas
Temperaturas baixas? Descubra como proteger a bateria do seu veículo elétrico com estas recomendações
há 18 horas
Mafra é agora roupa de mesa em 100% linho: perfeito para a época festiva
há 19 horas
A tradição já não é o que era: descubra as receitas de Natal que todos conhecemos, mas com ingredientes alternativos
há 20 horas
«Aqui a celebração do Ano Novo vai ser em grande», garante o Barceló Funchal Oldtown
há 20 horas
Depois do sucesso do Aethos Ericeira, a cadeia hoteleira chega a Espanha
há 21 horas
Mais de 80% dos portugueses que vão viajar na passagem de ano preferem visitar locais dentro da Europa
há 21 horas