Os últimos dados do INE sobre o turismo em Portugal de 2022 e 2023 deixam antever que sejam batidos recordes de estadias e deslocações, acompanhando a tendência dos últimos anos. Recordes serão também as temperaturas previstas para as próximas semanas, e que se prevê se mantenham todo o verão.
Quer circule pela cidade ou se optar por viagens por autoestrada por estes dias, a aplicação de estacionamento EasyPark incentiva os condutores a seguir algumas recomendações para prevenir possíveis problemas como enjoos ou até golpes de calor ao volante:
Hidratação: ter água fresca à mão é muito importante para manter uma hidratação correta. Além do mais, é aconselhável não abusar de bebidas açucaradas e excitantes como o café.
Antecipe-se: conhecer os estacionamentos públicos e privados que existem na zona para a qual se dirige ajuda a encurtar o tempo de deslocação.
Confie na tecnologia: e em aplicações como a EasyPark, que mostra aos condutores as ruas nas quais é mais simples estacionar graças à funcionalidade Find, assim previne deambular pela cidade à procura de estacionamento.
Proteger o interior do sol: se não tem a sorte de estacionar à sombra, utilize o tapa-sol para proteger as janelas do sol, especialmente o para-brisas e o volante. Assim, evitará queimar-se quando voltar a pegar no carro.
Arrefeça pouco a pouco: abra as janelas para que o calor acumulado sai do veículo e espere circular alguns minutos antes de ligar o ar condicionado.
Acima dos 22 graus: se tem ar condicionado, o ideal é manter o interior do carro a uma temperatura superior a 22 graus para evitar diferenças extremas de temperatura com o exterior.
Reserve o estacionamento: se não quer renunciar a estacionar à sombra, a EasyPark dá-lhe a opção de reservar um lugar no estacionamento da sua eleição através da sua página online.
Utilize roupa cómoda: que seja folgada e leve. Uma camisa fina que cubra os braços irá aliviar a sensação de calor na pele.
Descanse: a cada duas horas ou perante o menor sinal de cansaço, sonolência ou má disposição.
Nunca dentro do carro: não espere outras pessoas dentro do veículo quando as temperaturas são altas. E claro, não deixe crianças e mascotes dentro do veículo, ainda que seja por curtos espaços de tempo.