<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

AMPLA – mostra de cinema 100% inclusiva está de volta a Lisboa

12 Fevereiro 2024
Forever Young

Todas as sessões contam com interpretação em Língua Gestual Portuguesa, audiodescrição e legendas descritivas, pensando nas pessoas com necessidades específicas

“AMPLA”, o único evento de cinema 100% inclusivo que acontece em Portugal, está de volta para a sua terceira edição. A iniciativa, que reúne uma seleção dos filmes premiados nos melhores festivais nacionais, irá decorrer entre os dias 1 e 3 de março, na Culturgest, criando as condições para um acesso universal a todo o público interessado.  Todos os filmes são exibidos com legendas descritivas, interpretação em Língua Gestual Portuguesa e audiodescrição, e ainda com garantia de acessibilidade no espaço físico, para além de asseguradas algumas sessões Descontraídas.
Ao longo dos três dias, os espectadores poderão assistir a um total de 22 filmes, entre curtas e longas-metragens, que combinam diferentes géneros, tais como drama, comédia, documentário, terror e até filmes infantis. A sessão de abertura, no dia 1 de março às 21h, conta com a longa-metragem portuguesa “Mal Viver”, de João Canijo, sobre a relação amargurada de diferentes mulheres da mesma família que tentam sobreviver num hotel em decadência. Este filme foi simultaneamente vencedor do prémio de Melhor Longa-metragem no festival IndieLisboa e candidato português ao Óscar de Melhor Filme Internacional. 
Programação da terceira edição da AMPLA
 
Para além da longa-metragem portuguesa “Mal Viver”, de João Canijo, no primeiro dia, os espectadores poderão ainda assistir à curta-metragem “Quase me lembro”, de Dimitri Mihajlovic e Miguel Lima, premiada no CINANIMA e Caminhos do Cinema Português, para além de integrar a competição internacional do Festival de Clermont Ferrand, considerado o maior festival de curta metragens do mundo.
No dia 2 de março às 15h, a programação integra uma sessão de curtas,  com vários filmes premiados nos diversos festivais nacionais e nomeados para os Óscares, entre os quais se destacam “Our Uniform”, “Dog-Apartment” e “The Veiled City”. Às 18h do mesmo dia passa “Natureza Humana” e “Paradise”, premiados nos festivais Curtas Vila do Conde e FEST, respetivamente; “Paradise” revela como os habitantes de uma aldeia no coração da floresta boreal da Sibéria, deixados à sua sorte, se juntaram para combater os incêndios gigantescos que deflagraram em 2021. À noite, é chegada a sessão de terror, que acontece às 21h, com os filmes “Gangrena”, sobre uma doença gangrenosa que se espalha numa aldeia, vencedor do prémio de Melhor Curta de Terror europeia no MotelX e “Megalomaniac”, aclamado no Fantasporto, e que promete uma descida ao Inferno para os mais corajosos.

 

No dia 3 de março, pelas 11h30, os filmes são para fazer as delícias das crianças, com uma sessão recheada de filmes premiados nos festivais Curtas Vila do Conde, FEST, MONSTRA e IndieLisboa, dentre os quais se destacam “Moules Frites”, sobre uma menina que quer aprender a velejar, e “A Rainha das Raposas”, em que as raposas procuram pela cidade cartas de amor que nunca foram enviadas para fazer sorrir a sua rainha. Pelas 15h passa “Uma Rapariga Imaterial”, premiado no Queer Lisboa e “A Los Libros y a Las Mujeres Canto” – uma ode a quatro mulheres que encontraram no prazer dos livros e da leitura uma forma de resistência à ignorância – premiado com o título de Melhor Filme Internacional no festival Porto/Post/Doc, depois de ter passado pelos festivais de San Sebastian, Roterdão, entre outros. Na sessão de encerramento, programada para as 18h, é exibido o filme “Cerrar los Ojos”, primeira longa-metragem de ficção de Victor Erice, realizador de “O espírito da Colmeia”, depois de um hiato de 30 anos – e que se centra no desaparecimento  de um famoso ator espanhol –  que ganhou o prémio de Melhor Filme no Lisbon & Sintra Film Festival, após ter passado por Cannes e ter sido premiado em San Sebastian (também está nomeado para os prémios Goya em 11 categorias). 
 
Para além destas sessões, irá realizar-se um debate, no dia 28 de fevereiro, às 18h, sobre o tema “ Inclusão nas salas de cinema- Onde reside a responsabilidade?”. A AMPLA contempla ainda um workshop de stopmotion, durante a manhã do dia 2 de março.Para quem quiser marcar presença na Ampla e assistir às diferentes sessões, o bilhete tem o custo de 4€ e já pode ser adquirido na Ticketline ou na bilheteira da Culturgest. Para as crianças e jovens até aos 18 anos os ingressos têm o preço de 2€. A entrada para acompanhantes de pessoas cegas, com baixa visão ou utilizadoras de cadeiras de rodas é gratuita.

Mais Recentes

Esclerose Múltipla: diagnóstico demora, em média, 3 anos e o início do tratamento pode levar quase 2

há 33 minutos

Quer ter painéis solares em casa? Já não precisa de os comprar: saiba aqui como

há 1 hora

Óbito: Morreu a soprano Elizette Bayan

há 1 hora

Óbito: Morreu António Barbedo de Magalhães, um dos principais defensores da causa timorense

há 1 hora

Dizem os astros: este é o dia da sorte do seu signo para 2025

há 1 hora

Campanha nacional alerta para o impacto do sedentarismo na saúde cardiovascular

há 2 horas

Esta marca vai oferecer 500 beauty bags aos primeiros clientes na inauguração da sua nova loja

há 2 horas

O 9º melhor destino gastronómico do mundo é português. Descubra qual é (e quem ficou em primeiro)

há 2 horas

Há um alimento cada vez mais presente na mesa dos portugueses: «comem-nos aos quilos», dizem especialistas

há 2 horas

Quer pedir pré-reforma em 2025? Veja aqui se tem direito, como fazê-lo e quanto vai receber

há 2 horas

Portugueses estão a visitar cada vez mais este país: faz parte do imaginário de muitos viajantes

há 2 horas

Selecionador nacional abandona Portugal: saiba qual é a próxima paragem deste profissional

há 3 horas

Reforma: Sabe quanto receberam metade dos pensionistas no final do ano passado? Veja se acertou

há 3 horas

Ninguém pára o Benfica: muito menos quanto o assunto é disciplina

há 3 horas

Gostava de trabalhar na Mercadona? Esta pode ser a sua oportunidade (e o salário pode chegar aos 4900 euros/ mês)

há 3 horas

Itália despede-se com tristeza: «Agradecemos o profissionalismo e a dedicação»

há 4 horas

Mudanças no Sporting: guarda-redes deixa equipa

há 4 horas

Autoridades alertam: «Qualidade do ar piora a partir de 6.ª feira em Portugal», e este é o motivo

há 4 horas

Esclerose múltipla: Doentes esperam em média três anos por diagnóstico

há 4 horas

Cascais lança ferramenta inovadora que transforma viagens em impacte local positivo

há 4 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.