Partilhar

Ao contrário do que muitos possam pensar este produto não é uma invenção chinesa: conheça a verdadeira história dos bolinhos da sorte

Muitos são os restaurantes que escolhem adicionar um pequeno doce à conta e ao momento de pagamento. Chocolates, rebuçados, gomas, são apenas alguns dos exemplos que podemos encontrar.

31 Maio 2024
Sandra M. Pinto

No entanto foram os restaurantes chineses que popularizaram o doce mais associados a estes momentos: o bolinho da sorte. Uma pequena bolacha oca com um suave sabor a baunilha que contém no seu interior uma pequena mensagem positiva.

 

Um conceito genial que muitos associam à cultura chinesa, todavia a verdade sobre a origem destes produtos é bem diferente. Os bolinhos da sorte são na verdade uma invenção japonesa do séc. XIX que no século XX “viajou” para os EUA, tal como explica o portal History.

 

De Kyoto para a Califórnia

Desde 1870 que algumas pequenas pastelarias japonesas em Kyoto começaram a fabricar estes tipos de bolachas com mensagens no seu interior. Eram chamadas “tsujiura senbei” (“bolacha da sorte”). Na sua forma original estes pequenos bolinhos eram maiores e mais escuros, feitos com sésamo e miso, ao invés de baunilha e manteiga.

Estes bolinhos da sorte acabaram por chegar aos EUA entre 1880 e 1890, numa altura de forte imigração proveniente do Japão com destino ao Hawaii e California. No momento da sua chegada muitos destes japoneses optaram por abrir pequenas pastelarias em cidades como Los Angeles ou São Francisco.

O restaurante “Tea Garden” no jardim de Golden Gate em São Francisco é considerado por muitos o primeiro estabelecimento a servir este tipo de bolinho no final das refeições. Os donos compravam este doce a uma pastelaria local de origem japonesa que afirmava ter criado uma máquina capaz de produzir este doce em larga escala.

 

Rumo aos restaurantes chineses

Com a chegada da Segunda Guerra Mundial e sobretudo após o ataque a Pearl Harbor, muitos emigrantes japoneses começaram a ser mal vistos pela população. Muitas lojas, pastelarias e restaurante foram obrigados a fechar.

De resto o paladar dos americanos começava antes a favorecer comidas chinesas como o Chop Suey ou Chow Mein. Assim muitos foram os japoneses que decidiram antes abrir restaurantes inteiramente dedicados à culinária chinesa. No final das refeições começou a ser tradicional servir os bolinhos da sorte, como forma de açucarar o paladar dos clientes e agradecer o pagamento.

Até aos dias de hoje este continua a ser um ritual popular associado a estes restaurantes, tanto nos EUA como no resto do Mundo. A Wanton Food, a maior produtora de bolinhos da sorte do mundo, produz diariamente cerca de 4 milhões de unidades deste produto, o que equivale a mais de 3 mil milhões de bolinhos produzidos anualmente.

 

 

Mais Recentes

Opinião: «No Dia Mundial dos Cuidados Paliativos importa lembrar que o acesso a serviços de saúde de qualidade, seguros, eficazes e universais é imprescindível», Conceição Pires, médica

há 11 minutos

Estes são os signos das pessoas menos capazes de perdoar: conhece alguém que se enquadre?

há 1 hora

Educar um adolescente nunca é fácil: obtenha uma ajuda extra com estas 3 dicas (essenciais)

há 2 horas

Conquiste um estilo de vida mais saudável seguindo estes 5 passos simples

há 3 horas

Dia Mundial das Doenças Reumáticas: «no lúpus os corticoides são uma espécie de empréstimo a prazo, em que os juros vão aumentando», José Alves, médico

há 6 horas

Dia Mundial das Doenças Reumáticas: «O doente devera ser o gestor da sua doença se tiver ao seu dispor o máximo de informação sobre a sua patologia», Carlos Carneiro, médico

há 7 horas

Demência: «doenças cardíacas comuns podem aumentar o risco», revela prestigiada organização internacional

há 1 dia

O primeiro snack de cogumelos com sabor a trufa chega agora a Portugal e nós descobrimos onde se pode comprar

há 1 dia

Um resultado deveras preocupante: «60% das pessoas estão constantemente stressadas no trabalho», assegura este estudo

há 1 dia

Opinião: «Dismorfia corporal, quando há uma excessiva preocupação com um defeito corporal imaginário», Cátia Lopes, hipnoterapeuta

há 1 dia

A coleção de Halloween para decorar a casa com produtos a menos de 2 euros está no Aldi

há 1 dia

Novidade do Lidl gera grande alvoroço entre os clientes: e você, já foi “apanhado”?

há 1 dia

Inditex (dona da Zara) procura funcionários e oferece salários até 70 mil euros

há 1 dia

A prevenção do HPV volta a brilhar na passerelle da ModaLisboa

há 1 dia

Cancro colorretal: «A colonoscopia é extraordinariamente segura e eficaz, pelo que não deve haver receio de fazer o exame», Ricardo Rio-Tinto, gastrenterologista

há 1 dia

É cada vez mais importante proteger os mais velhos dos golpes e fraudes online: aprenda aqui como o fazer (e ajude os seus pais e avós)

há 1 dia

No Dia Mundial do Ovo descubra os benefícios deste alimento presente em todas as casas

há 1 dia

7 alimentos e bebidas que o vão ajudar quando se sentir desidratado, além da água

há 1 dia

Precisa de um eletrodoméstico novo? Faça sempres estas cinco perguntas antes de o comprar

há 1 dia

Esta desvendado o mistério: Oreo diz “Olá a Portugal”! A sua bolacha preferida vai ficar, mas está diferente

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.