Após o apagão e a restauração gradual de energia em Portugal, muitos questionam-se se os alimentos estarão seguros ou não. O segredo é não abrir a o frigorifico ou o congelador durante a queda de energia e no intervalo entre elas.
De acordo com um relatório publicado pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), um congelador cheio manterá uma temperatura segura para alimentos durante aproximadamente 48 horas se estiver cheio e 24 horas se estiver pela metade, enquanto um frigorifico manterá os alimentos seguros até quatro horas.
O segredo para saber se foram armazenados corretamente é medir a temperatura dentro do frigorifico, que não deve ultrapassar quatro graus Celsius. No entanto, o USDA recomenda descartar alguns alimentos após essas quatro horas.
Isso inclui carnes , cruas ou cozidas, peixes , ovos, alimentos preparados como pizzas ou sopas, leite, laticínios como iogurte e queijos frescos, frutas e vegetais pré-cortados , sumos de frutas pré-abertos, bolos e molhos cremosos ou potes de maionese pré-abertos.
Além disso, lembram que se algum alimento apresentar cor ou cheiro diferente do habitual, a principal recomendação é descartá-lo . No caso de alimentos congelados, se forem mantidos congelados com cristais de gelo, estarão seguros para consumo.
O USDA lembra que molhos ácidos como mostarda e ketchup, geleias e outros alimentos que normalmente não precisam de refrigeração, como frutas e vegetais inteiros, nozes, pães e doces, manteiga e margarina e queijos envelhecidos, podem ser consumidos com segurança mesmo após esse período.