Aplicação de telemóvel ajuda a controlar Síndrome de Pânico

Um passo importante para melhorar a vida dos que sofrem com esta condição.

Cientistas dos Estados Unidos criaram uma aplicação para quem sofre de Síndrome de Pânico que consiste numa sequência de pequenos exercícios que podem ser feitos em casa e que ajudam a melhorar consideravelmente o quadro do distúrbio.

O tratamento de 28 dias, conhecido como intervenção respiratória guiada por capnometria, utiliza um protocolo de autorregulação por aplicação.

Através dele, é possível normalizar a respiração das pessoas e aumentar a capacidade de lidar com sinais e sintomas de stress, ansiedade e pânico.

A ferramenta responde em tempo real à frequência respiratória e aos níveis de dióxido de carbono (CO2) através de uma cânula nasal.

A verdade é que 65% dos pacientes com transtorno de pânico e 72% dos que apresentavam transtorno de stress pós-traumático responderam bem ao tratamento.

Um dos médicos envolvidos na pesquisa, Michael Telch, avança que «a aplicação é uma novidade na área de prevenção a transtornos de pânico e ansiedade, o que traz boas expectativas para os profissionais da Psicologia e Psiquiatria».

Ler Mais