Para ter cabelos limpos, sedosos e brilhantes, há uma série de recomendações que devem ser levadas em consideração.
A lavagem não se resume apenas a aplicar o champô, enxaguar, aplicar o condicionador e finalizar com água fria para dar mais brilho aos cabelos. Há uma série de passos que se devem conhecer para um melhor resultado.
A função do champô é limpar o couro cabeludo e deve ser escolhido de acordo com o tipo de couro cabeludo e não de acordo com o tipo de cabelo.
É normal achar que o champô é o responsável pela beleza do cabelo, mas na verdade, ele não é o responsável pela cosmética capilar. Geralmente, os condicionadores são responsáveis por deixar o cabelo bonito.
Depois de escolher os produtos adequados é fundamental desembaraçar o cabelo antes de lavá-lo.
É uma ação no couro cabeludo onde são eliminados os restos de produtos, estimula-se a circulação sanguínea e assim evita-se que os cabelos embaracem durante a lavagem, facilitando a melhor absorção do champô.
Primeiro deve humedecer o cabelo com água morna, depois aplica o champô nas mãos e distribuí, nunca diretamente no cabelo, deixando o produto agir apenas na raiz e deixando o restante do cabelo para ser lavado com o espuma que vai caindo do meio para as pontas, sem adicionar mais e sem esfregar.
Todos os produtos cosméticos têm segredos na sua forma de utilização, o tempo mínimo a máximo de aplicação, a intensidade da massagem na aplicação e a forma de distribuição são os mais importantes .
O tempo definido de um champô é de 60 a 180 segundos, ou seja, de um a três minutos.
Um dos segredos para cabelos saudáveis é massajar o couro cabeludo para estimular a circulação sanguínea.
É fundamental dedicar entre um a três minutos durante a lavagem dos cabelos para realizar a massagem que ajuda a fortalecer o couro cabeludo e ao mesmo tempo proporciona sensação de bem-estar.
As massagens devem ser delicadas para não irritar a pele e a intensidade vai depender do quanto é preciso estimular o suprimento sanguíneo e a glândula sebácea para que exibir cabelos bonitos.
Em relação ao condicionador, o ideal é aplicá-lo sem que os óleos desses produtos toquem na pele das costas, pois ao aderir a ele, obstrui os poros.
Aplique o condicionador e prenda o cabelo enquanto ensaboa o corpo para evitar deixar resíduos na pele.
Um dos erros mais comuns é esfregar o cabelo com champô nas pontas.
Este é um produto que, embora tenha propriedades hidratantes, é formulado para limpar e se o esfregar no cabelo remove sua camada protetora natural.
Uma vez lavado o couro cabeludo, deixe escorrer a água e com a mão como pente, arraste o produto que fica no meio e nas pontas, desta forma não se abre a cutícula, impedindo de secar o cabelo.
É importante enxaguar os cabelos com uma última água fria, esta fecha as cutículas do cabelo e evita que o couro cabeludo fique oleoso, além de dar brilho natural”.