Cinco apps para dominar línguas como ninguém

O mundo digital em que vivemos pode ajudar-nos a aprender um novo idioma de uma forma mais rápida e fácil.

Aprender uma nova língua é sempre um desafio de grande importância. Vivemos num mundo global e, como tal, temos de estar preparados para falar outro idioma – o inglês é o mais “internacional”.

Criou-se o estereótipo de que os jovens tem muito mais facilidade em aprender novas línguas que os adultos. Porém, um estudo americano vem contradizer essa informação e ditar que adultos de qualquer idade podem obter um domínio fluente de um novo idioma, se assim o desejarem.

Os adultos tem de ser mais disciplinados e capazes de definir uma meta para a sua aprendizagem: negócios ou crescimento pessoal. Se necessita de aprender uma nova língua com urgência, pode aproveitar as suas férias para tirar um curso intensivo. Deve ter-se, também, um grande cuidado na escolha da escola. Saber se esta tem algum curso focado no público adulto pode ser um fator importante para uma melhor aprendizagem.

Outros conselhos úteis são evitar falar português enquanto estiver num processo de aprendizagem; ao ver filmes, não colocar legendas em português e treinar o ouvido ao consultar sites gratuitos de aprendizagem (Duolingo, Busuu e o FluentU dá-lhe 15 dias grátis).

Em seguida sugerimos cinco aplicações que o ajudam a dominar um diferente idioma.

 

1. Duolingo

5 apps para aprender línguas aos 50 É uma das aplicações mais conhecidas e mais usadas para este objetivo. O seu formato lembra um videojogo, pois os erros fazem o utilizador perder “vidas”; à medida que acerta, vai ganhando “moedas” ou “vidas” extra. As lições abrangem um conjunto de exercícios que permitem praticar várias competências: desde a escrita à pronúncia. Para não esquecer o espírito escolar da aplicação no meio do ambiente de jogo, a aplicação regista a atividade diária e semanal e informa o utilizador.

O Duolingo oferece cursos em seis idiomas (alemão (atualmente, o mais procurado), inglês, francês, espanhol, italiano e ainda em Esperanto). A metodologia de aprendizagem é personalizada, pois deteta quais são os principais problemas de aprendizagem e oferece exercícios direcionados para cada caso.

O Duolingo pode ser encontrado nos sistemas Android e iOS.

 

2. Babbel

5 apps para aprender línguas aos 50 Esta aplicação tem um modo de ensino tradicional, mas foi desenhada para ser mais usada no telemóvel. Cada lição tem 15 minutos para que não interfira muito na agenda diária do utilizador. Tem ainda uma oferta mais específica para um público com objetivos profissionais. Inclui, por exemplo, um curso de Business English, a pensar nas situações laborais do quotidiano, como por exemplo uma conversação telefónica, a redação de um email, uma reunião ou até o vocabulário usado na procura de emprego.

Só a primeira lição é grátis. Depois disso, para aceder a todo o material sem restrições, é necessário estar subscrito, com uma mensalidade de 4,95 euros.

A aplicação está disponível para os sistemas Android e iOS.

 

3. Forvo

5 apps para aprender línguas aos 50 Tem ao dispor cerca de oito milhões de palavras em perto de 300 idiomas, com mais de 100.000 termos ou nomes pronunciados.

Além de ouvir, os internautas também podem gravar, com a sua própria voz, frases na língua que estão a aprender; a aplicação deteta se a pronúncia é a correta ou não.

A app do Forvo tanto pode ser encontrada no sistema operativo Android, como no iOS.

 

4. Busuu

5 apps para aprender línguas aos 50 O Busuu permite aprender um vasto conjunto de línguas. São diferentes, também, os níveis de aprendizagem. Nesse sentido vai ter de realizar um teste de diagnóstico, como acontece na maioria das escolas de línguas, para se saber por onde pode começar.

Depois de terminar o curso na Busuu pode adquirir um certificado concedido pela empresa americana McGraw-Hill Education. As correções dos exercícios são feitas por nativos, com quem o utilizador pode falar, através do chat da app.

Há uma versão gratuita, mas para desbloquear todas as funcionalidades é preciso ter uma subscrição premium, com a mensalidade de 5,41 euros.

A Busuu pode ser instalada nos sistemas Android e iOS.

 

5. Tandem

5 apps para aprender línguas aos 50 Esta aplicação é mais aconselhável para quem já conhece o idioma, mas pretende aprofundar. Tem uma pedagogia diferente da maioria das apps porque não tem lições nem exercícios. Privilegia a oralidade e o contacto direto com pessoas nativas da língua pretendida.

Depois de preencher um breve perfil, o Tandem procura um parceiro com quem possa treinar a nova língua. O que esta app propõe é fazer novas amizades ao mesmo tempo que pratica um novo idioma.

A app está disponível para Android e para iOS.

Todos os motivos são bons para aprender, mas estas 5 razões revelam porque é benéfico aprender-se novas línguas:

  • Desenvolve a capacidade de multitarefas
  • Diminui os riscos de ter Alzheimer e demência
  • Fortalece a sua memória
  • Melhora a capacidade de tomar decisões
  • Aguça a perceção

 

Artigos relacionados
Comentários
Loading...