Partilhar

As musicas perfeitas para superar o fim de uma relação amorosa

O que parece?

9 Novembro 2023
Sandra M. Pinto

O término de um relacionamento pode ser um momento muito doloroso na vida. A possibilidade de perder a pessoa amada pode destruir-nos de todas as formas possíveis. E nada melhor para superá-los do que acrescentar uma trilha sonora a esses momentos tão difíceis. Independente de melodias felizes ou tristes, bom mesmo é ouvir o seu artista favorito cantando as dores do coração.

Muitos cantores possuem nas suas discografias músicas a falar sobre separações, sofrimentos, perdas, superações e o encontro de um novo amor. Nomes de sucesso, como o fenómeno Fernando Daniel e a cantora norte-americana Taylor Swift, são exemplos perfeitos de artistas que sabem expressar os seus mais profundos sentimentos nas composições musicais.

Outro nome da música que entende bem quando o assunto é “música para superar um namoro” é a cantora Bárbara Tinoco, que lançou recentemente o seu mais novo álbum “Bichinho”, recheado de músicas para os mais diversos momentos da vida: dançar com os amigos, sofrer pelo amor não correspondido, superar um término recente, e se empoderar mais e mais.

Uma pesquisa revelou que ouvir música muda a química dos nossos cérebros para nos ajudar a superar a dor. De acordo com um estudo feito pela Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, ouvir músicas tristes provoca um aumento de prolactina no cérebro. Uma equipe de psicólogos da Universidade Livre de Berlim, na Alemanha, também decidiu investigar a ciência por trás da nossa atração por melodias melancólicas. Eles reuniram cerca de 772 participantes, e cada um respondeu a um questionário com perguntas sobre a frequência com que costumam ouvir canções tristes, em que situações e como se sentem.

Os pesquisadores descobriram que “uma ampla gama de emoções complexas e parcialmente positivas, como nostalgia, paz e ternura” são despertadas quando ouvimos tais canções. Os dados revelaram que a nostalgia era a emoção mais presente, relatada por 76% dos participantes, enquanto, em segundo lugar, ficou a tranquilidade, com 57,7%.

O Especialista em Relacionamentos, Maicon Paiva, fala de como a música pode ser uma grande aliada no processo de superação. “A música é uma arte extraordinária, capaz de suscitar-nos as mais diversas emoções. Quem nunca suspirou ao ouvir uma bela canção de amor ou sentiu-se animado com uma batida mais agitada, não é verdade? Além disso, muitas letras e melodias são capazes de nos fazer viajar no tempo, recordando memórias e revisitando o passado”.

A música vai além da idade; da criança ao idoso, todos têm aquela canção preferida que, quando toca, leva-lhe a um lugar especial. A “terapia musical” é um modo de livrar-se do peso desse sentimento que aflige o coração.

Maicon Paiva, Especialista em Relacionamentos e fundador da Casa de Apoio Espaço Recomeçar, traz algumas músicas perfeitas para superar o término de uma relação.

  1. Recomeçar (Fernando Daniel): uma das faixas de maior sucesso do cantor português, presente no seu segundo álbum de estúdio, “+ Presente”, fala do momento em que é preciso superar uma antiga relação e aceitar que perdeu a pessoa amada para poder recomeçar outra vez. Na música, o Fernando ressalta o quanto ainda gosta da pessoa, e que apesar do seu sentimento, deseja o melhor para ela. “Será que algum dia vou ser capaz, de me esquecer de tudo, de me esquecer de nós? Mas sei um dia vou ter de seguir para começar outra vez. Levei algum tempo, mas agora estou bem. Espero que consigas encontrar alguém.”
  1. Bejeweled (Taylor Swift): uma das faixas favoritas dos Swifties (Fãs da Taylor Swift), presente no 10º álbum da carreira, “Midnights”, fala da sensação de finalmente terminar uma relação com uma pessoa má, e mostrar que está muito melhor sem ele. “Amorzinho, acho que fui gentil demais. Não percebi que atropelava toda a minha paz de espírito. Colocar alguém em primeiro lugar só funciona quando você está no Top 5 dele. É melhor acreditar, eu ainda sou uma joia. Quando entro numa sala, posso fazer o lugar inteiro brilhar.”
  1. Grapejuice (Harry Styles): esta é a canção perfeita para superar uma relação antiga, quando já estando num relacionamento novo. Harry Styles canta, na faixa presente no álbum “Harry’s House”, vencedor do Grammy de álbum do ano em 2023, sobre sentir a brisa de um “suco de uva” ao lado da pessoa amada, fazendo alusão ao bom e velho vinho tinto. “Nunca houve ninguém que é tão perfeita para mim. Mas superei e disse ‘Dê-me algo antigo e vermelho’.Simplesmente, não há como passar, sem você, uma garrafa de rouge, só eu e você.”
  1. Querido ex-namorado (Bárbara Tinoco): esta é aquele tipo de canção perfeita para quem está sofrendo, mas quer dar um fim em tudo isso e seguir em frente. A cantora fala na faixa, presente no álbum “Bichinho”, sobre não lembrar do motivo pelo término do relacionamento, mas que está muito melhor assim e entende que o fim foi melhor. “E nós acabámos porquê? Relembra-me! Às vezes parece que me esqueci. E não, não fomos feitos um pro outro. Adeus, vejo-te um dia em qualquer lado, Querido ex-namorado.”
  1. Plastic Off The Sofa (Beyoncé): presente no mais recente álbum, Renaissance, Beyoncé mostrou que não apenas de festas, glamour e refinamento se vive esta nova era musical de sua carreira. Na faixa “Plastic Off The Sofa”, a cantora relembra da época em que foi traída por seu marido Jay-Z e mostra ter superado e perdoado o amado, afirmando saber que não irá mais ser traída. “E eu sei que ninguém é perfeito, então eu vou deixar você ser, eu vou deixar você ser assim. É o jeito que você expressa as suas emoções, e até a cara que você faz quando eu digo que tive que ir embora. Sou a número um, sou a única. Nem perca seu tempo tentando competir comigo. Ninguém mais neste mundo pode pensar como eu.”

O Especialista em Relacionamentos Maicon Paiva ressalta como, muitas vezes, sofrer e chorar ouvindo a sua música favorita é um bom remédio para superar as dores de amor. “Há quem pense que músicas boas para superar uma separação são apenas as felizes, mas muitas vezes, aquela música triste ajuda a resolver os sentimentos conflituosos, sendo uma grande aliada para a superação. Chorar pode ajudar a deixar tudo mais leve; é como se as lágrimas limpassem toda a dor que há dentro de si. Grite, solte toda a emoção. Vá aos concertos, viva o momento ao lado de quem lhe faz bem e sinta-se livre e leve.”

Mais Recentes

Galáxia Skyfood apresenta novo menu assinado pelo chef Roberto Barros

há 33 minutos

La Panamericana celebra o Réveillon com sabores latino-americanos

há 2 horas

Tradições culinárias de Itália ganham vida com um menu exclusivo no L’Osteria Italiana

há 3 horas

Uma explosão de sabores surpreendentes, numa ode à época mais fria do ano: é assim o menu do Po Tat

há 20 horas

Contrabando chega ao Saldanha e está pronto para surpreender

há 21 horas

Nada de stress: jogos, receitas e outras dicas para entreter as crianças nas férias de Natal

há 22 horas

A Melhor Companhia Aérea na Europa fala português, pela 14.ª vez consecutiva

há 23 horas

InterContinental Lisbon promete um Natal encantado e um Réveillon requintado

há 24 horas

Hugo Boss abre primeira loja outlet HUGO em Portugal e oferece descontos

há 1 dia

Fertagus aumenta oferta de comboios para Setúbal

há 1 dia

Restaurante Astória celebra o Natal com weekend brunch temático e um calendário do advento

há 1 dia

Chaparro Alentejano junta a tradição e a partilha à mesa nesta época natalícia

há 2 dias

Programas de Natal em Cascais prometem animação para toda a família

há 2 dias

A loucura chegou ao Lidl: já está à venda a coleção de roupa natalícia (desde 1,99 euros)

há 2 dias

Primadonna celebra o Natal e o Réveillon com elegância e tradição

há 2 dias

Caminhada nórdica: descubra a modalidade que ajuda (e muito) a gastar calorias

há 2 dias

Não atinge só o couro cabeludo: como surge e de que maneira se trata a caspa nas sobrancelhas

há 2 dias

Elon Musk desiste dos carros e “abandona” a Tesla: bilionário lança cavalo robot

há 2 dias

De acordo com a numerologia, a sua data de nascimento pode indicar quantos anos vai viver

há 2 dias

Anemia de Fanconi: doença rara que causa predisposição para o cancro

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.