A Associação Nuvem Vitória acabou de receber, este ano, o honroso Prémio do Cidadão Europeu, atribuído pelo Parlamento Europeu. Este reconhecimento destaca o compromisso inabalável da Associação em proporcionar conforto e apoio emocional e educativo a crianças em situações desafiadoras.
A Nuvem Vitória, fundada em 2016 e reconhecida como IPSS de Utilidade Pública desde 2019, é conhecida pelo seu trabalho voluntário único no mundo: contar histórias de embalar a crianças que estão em hospitais ou outras instituições, que por motivos de saúde (ou outros) as retirem, temporariamente, dos seus ambientes familiares. Com uma equipa de voluntários dedicados, com quase 850 em Braga, Porto, Leiria, Vila Franca de Xira, Lisboa, Cascais, Alcoitão e Almada, têm impactado positivamente a vida de inúmeras crianças, nomeadamente na importância do bom sono dos mais pequenos. A Associação promove rotinas de sono nos espaços onde atua, através da criação do hábito da leitura da história para adormecer, além de levarem felicidade e tranquilidade a estas crianças.
O Prémio do Cidadão Europeu é uma distinção anual atribuída pelo Parlamento Europeu a cidadãos, grupos, organizações ou projetos que tenham contribuído de forma notável para a promoção dos valores da União Europeia, como a solidariedade.