Ano novo, vida nova. É um ditado popular, mas se pretende mudar a sua vida e corrigir alguns aspetos mais negativos esta é mesmo a altura ideal. Independentemente de querer perder peso ou simplesmente melhorar o seu estado de saúde, é certo que existe uma dieta ideal para si.
Recentemente foi anunciado o ranking anual da U.S News & World Report que analisa e classifica algumas das melhores e mais populares dietas alimentares. Pelo quarto ano consecutivo – e sem grande surpresa – a dieta mediterrânica foi considerada a melhor na categoria principal, assim como se classificou bem em muitas outras.
Para avaliar estes diferentes regimes é organizado um painel de especialistas composto por nutricionistas e profissionais de saúde que avaliam as diferentes dietas. São avaliadas em sete diferentes aspetos: dificuldade: probabilidade de resultados a curto e longo prazo; eficácia no combate à doença cardiovascular e diabetes; nível nutricional; e segurança.
Eis os vencedores de 2021 nas diferentes categorias:
Mais completa: Dieta mediterrânica (composta por frutas, vegetais, cereais integrais e azeite)
Melhor comercial: Dieta da Weight Watchers
Melhor para perda de peso: A dieta flexitariana e a Weigh Watchers empataram em primeiro lugar.
Melhor para perda de peso rápida: Dieta HMR (conhecida por substituir as refeições por batidos nutricionais, frutas e legumes)
Melhor dieta para uma alimentação saudável: Dieta DASH (pensada para combater a hipertensão) e a dieta mediterrânica empataram em primeiro lugar.
Mais fácil de seguir: Dieta mediterrânica
Melhor para a diabetes: A dieta flexitariana e a mediterrânica empataram em primeiro lugar.
Melhor para a saúde do coração: A dieta DASH, a mediterrânica e a Ornish (vegetariana) empataram todas em primeiro lugar.
Melhor dieta plant-based: Dieta mediterrânica
Dieta Mediterrânica
Tal como explicam os especialistas não é de todo uma surpresa que a dieta mediterrânica seja a vencedora. Isto acontece porque se trata de muito mais do que uma simples dieta, representa antes todo um lifestyle mais saudável.
Baseia-se numa alimentação que privilegia os vegetais e menos a carne animal, sem que existam grandes regras mandatórias. Quem segue este plano habitualmente aprecia a “jornada”, favorecendo assim uma real alteração no longo-prazo.
[Leia também: 6 benefícios da dieta mediterrânica (que não deve ignorar)]