Atenção: testagem gratuita em farmácias começa já amanhã

Conheça aqui as farmácias no município de Lisboa que aderem a esta iniciativa

Começa esta quarta-feira o programa de testagem «universal e gratuito» no município de Lisboa, que visa ajudar a combater a pandemia e «reduzir a sua propagação».

O principal objetivo passa por «monitorizar o desconfinamento gradual, montando um sistema de testagem em massa, para acautelar a transmissão do vírus na comunidade e a diminuição de contágios», explicou Fernando Medina, Presidente da Camara Municipal de Lisboa na semana passada.

 

A iniciativa destina-se a residentes maiores de 16 anos nas freguesias de Lisboa com mais de 120 casos por 100 mil habitantes, as mais afetadas pela pandemia, seguindo o critério de risco definido pelo Governo e pelas autoridades de saúde. Atualmente são 10 (Ajuda, Alvalade, Arroios, Estrela, Marvila, Olivais, S. Vicente, Sta Clara, Sta Maria Maior e Sto António).

Os testes rápidos de antigénio podem ser feitos em qualquer uma das farmácias aderentes localizadas nestas freguesias, que estarão devidamente identificadas nos sites da Câmara Municipal de Lisboa e da Associação Nacional de Farmácias. Pode consultar a lista completa, aqui.

A autarquia esclarece que «este programa estará a funcionar até que seja alcançada a imunidade de grupo». O processo funciona através do agendamento diretamente ou por telefone na sua farmácia, ou qualquer outra da cidade que faça parte do programa.

As farmácias aderentes estão ligadas ao SINAVE, o sistema de informação do SNS e os resultados ficam automaticamente registados, passando a estar acessíveis às equipas de saúde pública. Em caso de teste positivo, o cidadão será contactado pelas autoridades de saúde.

 

Fonte: Executive Digest

 

 

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...