<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Audição: «Existem formas de prolongar a qualidade de uma audição natural com alguns simples passos», Daniela Ribeiro, otorrinolaringologista

7 Março 2025
Forever Young com Lusa

A perda de audição afeta cerca de 10% da população portuguesa.

Pavilhão auricular, também conhecido como orelha, é responsável por receber as ondas sonoras e direcioná-las do canal auditivo ao tímpano. É também no ouvido externo onde é produzido o cerúmen, ou cera do ouvido, uma proteção natural do sistema auditivo. Quando as ondas sonoras vindas do ouvido externo atingem o tímpano, fazendo-o vibrar. As vibrações propagam-se aos ossículos do ouvido médio, que amplificam as ondas sonoras e as transmitem ao labirinto do ouvido interno. É no ouvido interno que se localiza o órgão da audição e do equilíbrio, sendo que também é no ouvido interno que ficam as células capazes de converter as vibrações sonoras e transportar o estímulo nervoso para o cérebro, onde o som é reconhecido.

«A audição é um bem precioso e embora seja difícil reverter os efeitos do envelhecimento, existem formas de prolongar a qualidade de uma audição natural com alguns simples passos», refere Daniela Ribeiro, otorrinolaringologista do Hospital Trofa Saúde Alfena, em entrevista á Forever Young.

Veja a entrevista aqui aqui: