Partilhar

Aumento de peso: 5 questões que podem (mesmo) estar a agravar o problema

Conheça alguns dos principais fatores e questões que deve considerar de forma a perceber o que pode estar a contribuir mais para um inexplicado aumento de peso.

6 Setembro 2024
Forever Young

Finalmente decidiu levar a sério o seu objetivo de cuidar melhor do seu corpo e de procurar uma vida mais saudável. Faz exercício físico todos os dias, segue uma rígida dieta alimentar e tudo parece estar a ser executado como planeado. No entanto, quando olha para a balança os números parecem não baixar ou por vezes até aumentar.

O que pode afinal provocar tal situação? A verdade é que existem alguns fatores que podem interferir negativamente com os seus objetivos. Felizmente é possível corrigir alguns destes comportamentos.

Conheça agora alguns dos principais fatores e questões que deve considerar de forma a perceber o que pode estar a contribuir mais para um inexplicado aumento de peso.

 

  1. Quando e quanto está a comer?

O horário e quantidade das suas refeições pode ser tão ou mais importante do que o tipo de ingredientes que ingere. De forma a acelerar a perda de peso é fundamental que evite comer refeições completas à noite. Experimente jejum intermitente ou escolha jantar bem mais cedo do que o normal de forma a garantir um metabolismo mais eficaz.

De resto tenha muita atenção às quantidades que ingere. Até os alimentos mais saudáveis – quando consumidos em excesso – podem acabar por contribuir para um considerável aumento de peso.

 

  1. Como está a sua saúde intestinal?

Uma saudável flora intestinal pode ser determinante para o seu processo digestivo. Os probióticos e as bactérias saudáveis são fundamentais para restabelecer o equilíbrio intestinal, podendo igualmente influenciar a perda de peso. Estes “agentes” ajudam a proteger a digestão e são cruciais para absorção dos nutrientes que o organismo mais necessita. Caso sofra problemas intestinais pode ser recomendado a toma de capsulas de probióticos e prebióticos, no entanto deve sempre consultar um médico capaz de oferecer um diagnóstico mais detalhado.

 

  1. A medicação pode estar a influenciar os resultados?

Alguns investigadores referem que cerca de 10-15% de todos os problemas de peso estão associados à toma de medicação. Comprimidos para as alergias, para a depressão, esteroides, diabetes podem afetar a regulação do seu peso corporal. Sendo certo que obviamente não deve nunca deixar de tomar estes comprimidos, pode tentar em conjunto com o seu médico, encontrar alternativas terapêuticas que não afetem tanto o seu peso.

 

  1. Tem-se movimentado o suficiente?

Sobretudo à medida que envelhecemos é fundamental procurar garantir que nos continuamos a movimentar regularmente. Uma vida pouco ativa pode ser suficiente para impedir uma desejada perda de peso. Experimente caminhar um pouco mais todos os dias, faça exercício físico de forma regular, não fique muito tempo sentado, privilegie as escadas ao invés do elevador. Qualquer movimento pode ajudar!

 

  1. Como está o seu stress?

Quando estamos mais stressados o nosso corpo começa a produzir mais cortisol e outras hormonas de stress. O resultado? Uma pressão arterial mais elevada, um ritmo cardíaco mais acelerado e muitas vezes também um maior desejo de comer. O nosso organismo acredita que é necessária uma maior ingestão de calorias para lidar com o perigo e com o stress. Deve procurar cumprir um conjunto de técnicas – tais como meditação, respiração profunda e melhor sono – capazes de ajudar a promover um maior relaxamento.

 

 

Mais Recentes

Rock ‘n’ Metro acontece já amanhã no Metropolitano de Lisboa: saiba onde e a que horas

há 1 hora

Experiência à beira-Tejo que vai seduzir os apreciadores dos melhores vinhos portugueses

há 1 hora

NASA oferece quase 3 milhões de euros a quem recuperar as 96 malas deixadas pelos astronautas na Lua (não imagina o que têm lá dentro)

há 3 horas

Doença de Parkinson: «Ajudar a melhorar o dia a dia de um doente é um ato de amor e dedicação», Ricardo Azevedo, diretor técnico Espaço Avós

há 3 horas

«Este é o erro comum que faz com que massa fique mais calórica», revela especialista

há 4 horas

Quer pagar menos de luz? Veja aqui como (e saiba também quais os fornecedores mais baratos)

há 4 horas

EMEL já pode multar também por infrações ao Código da Estrada: vai criar uma unidade de fiscalização especial para alguns veículos em particular

há 4 horas

Novas suites La Première da Air France já levantaram voo entre Paris-CDG e Nova Iorque-JFK

há 5 horas

Este folar de Páscoa inspirou-se num doce conventual de Amarante (ninguém lhe resiste)

há 5 horas

Hospital Lusíadas Monsanto leva a palco peça de teatro sobre Alzheimer

há 5 horas

Restaurante CITRUS recebe certificação internacional “The PLEDGE on Food Waste”

há 7 horas

Rainha Camilla revela o “segredo” do seu casamento feliz com o Rei Carlos

há 7 horas

Depois da tablete viral, surge a tarte de chocolate do Dubai (que todos vão querer experimentar)

há 7 horas

O desafio está lançado: teste estes produtos do Lidl e ganhe vales de compras

há 7 horas

Truque para cozinhar salmão: aprenda como retirar a pele sem usar a faca

há 7 horas

Investigadores portugueses desenvolvem testes para prever benefício clínico da medicação em pessoas com Fibrose Quística

há 8 horas

Óbito: Morreu a modelo Lucy Markovic, estrela do Next Top Model da Austrália

há 8 horas

Revelada a causa oficial da morte do ator norte-americano Val Kilmer

há 8 horas

Necessidades nutricionais a partir dos 50 anos

há 8 horas

Penteados longos para mulheres com mais de 50 anos: abrace a elegância juvenil nesta primavera

há 8 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.