O Gabinete Federal Alemão para a Protecção do Consumidor e Segurança Alimentar informou os consumidores sobre a retirada de um tipo de farinha devido ao perigo associado ao bolor nela encontrado.
«O produto afetado foi distribuído em todos os 16 estados federais e pode ser cancerígeno», afirma Frankfurter Rundschao , citando aquela organização, cuja sigla é BVL.
O produto recolhido é uma farinha de castanha orgânica, comercializada sob o nome Farina di Castagne e distribuída pela empresa Jura Naturheilmittel GmbH.
Nela foi encontrada um nível ilegal de aflatoxinas, fungos naturais que, em altas concentrações, podem causar danos à saúde. São classificados como cancerígenos genotóxicos.
O lote afetado, para o qual os consumidores foram notificados, é o número 15/24 e tem prazo de validade até 31 de janeiro de 2026.
De acordo com o Instituto Federal Alemão de Avaliação de Riscos, conforme mencionado na mídia acima mencionada, cozinhar ou assar alimentos nos quais foi usada farinha de castanha “apenas destrói toxinas numa pequena extensão ”.