Aproximadamente um em cada 10 novos casos de diabetes tipo 2 e uma em cada 30 doenças cardiovasculares podem ser atribuídos ao consumo de bebidas açucaradas.
É o que conclui um estudo publicado na revista Nature Medicine , baseado na análise de dados de 184 países. A maior proporção de casos foi registada na África Subsariana, na América Latina e nas Caraíbas, algo que os autores atribuem à mudança na dieta imitando um estilo de vida mais ocidental e industrializado.
O estudo estima que em 2020, 2,2 milhões de novos casos de diabetes e 1,2 milhões de acidentes cardiovasculares foram atribuíveis a este tipo de bebida. Ou o que dá no mesmo, 9,8% e 3,1% de todos os casos, respetivamente.
«Isso mostra que existe um grande fardo de doenças cardiometabólicas atribuíveis às bebidas açucaradas», explica Laura Lara Castor , professora da Universidade de Washington e principal autora do estudo, ao El País.
«E é importante ter em mente que as doenças cardiovasculares são a causa número um de morte em todo o mundo, enquanto a diabetes continua a aumentar», acrescenta. A incidência de diabetes tipo 2 disparou quase 60% em três décadas entre adolescentes e jovens, de acordo com uma análise do The British Medical Journal.