<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Bicarbonato de sódio: é o novo suplemento da moda no desporto, mas «se tomar demais pode morrer»

21 Outubro 2024
Forever Young

O composto é popular entre os praticantes de atletismo e ciclismo, embora nutricionistas alertem sobre os seus efeitos colaterais, incluindo alteração no pH do sangue.

O suplemento de moda é um fenómeno. As revistas especializadas estão repletas de artigos sobre como o tomar e quando o tomar para melhorar o desempenho. Segundo múltiplas pesquisas, o bicarbonato de sódio retarda o aumento do ácido láctico nos músculos e, portanto, permite prolongar o esforço mais intenso, mas será realmente benéfico?

«Funciona como rolha, ou seja, e simplificando muito, permite que se acumule mais ácido láctico porque ajuda o corpo a drená-lo. É interessante, mas tem muitos inconvenientes», analisa Anna Grífols , nutricionista que tem ajudou corredores de montanha como Pau Capell , vencedor do famoso UTMB, e que afirma a posição da maioria dos especialistas consultados em relação ao bicarbonato: sim, mas não. A seu favor, é eficaz, como concluiu este ano um estudo da Edge Hill University, na Grã-Bretanha, que constatou uma melhoria de 1,4% no grupo de ciclistas que utilizou este composto num contrarrelógio de 40 quilómetros. Mas contra isso, estão os seus efeitos colaterais exagerados.

«Para que a dose seja eficaz no desempenho, o atleta precisa de pelo menos 0,2 gramas de bicarbonato para cada quilo de peso. Ou seja, se pesar 70 quilos deverá tomar 14 gramas de bicarbonato na hora anterior à competição, e a a maioria sofre sensação de inchaço, náusea ou diarreia», disse Bárbara Sánchez , que também trabalha com Alcorcón e a Federação Espanhola de Natação.

Por duas razões. Em primeiro lugar, é comum que certos remédios perturbem a nutrição desportiva; cetonas ou suco de beterraba fizeram isso recentemente. E em segundo lugar, é que existe um interesse comercial por trás disso. O bicarbonato de sódio é muito barato, por um euro compra-se uma embalagem de 300 gramas em qualquer supermercado, mas há empresas que oferecem algo mais.

«Não consegui fazer com que nenhum dos meus atletas tolerasse isso, mas essa não é a única razão pela qual acho difícil pensar no bicarbonato como um suplemento comum para atletas amadores, e exagerar pode morrer. Não seria a primeira vez que vemos um susto no desporto por causa de um suplemento», alerta Grífols.