O Papa Francisco foi na manhã desta sexta-feira hospitalizado para realizar exames, avança a Reuters. O chefe da Igreja Católica sofre de uma bronquite crónica e, ao que tudo indica, dirigiu-se ao hospital para realizar alguns tratamentos.
«A bronquite caracteriza-se por uma inflamação das principais vias aéreas dos pulmões (os brônquios)», refere Ana Isabel Pedroso, especialista em medicina interna.
De acordo com a especialista, «esta inflamação brônquica provoca tosse com expetoração, por vezes, mucosa. Esta inflamação provoca o seu estreitamento, dificultando a respiração e originando sintomas como a tosse». Ou seja, sublinha Ana Pedroso, «na bronquite ocorre uma hipertrofia das glândulas que produzem muco ao longo das vias aéreas».
A principal manifestação da bronquite, refere a médica é a tosse. «Esta vai evoluindo de sazonal para constante, tornando-se mucopurulenta cada vez com maior frequência».
Nas palavras de Ana Pedroso, a falta de ar é outro sintoma importante: «este processo pode ser agudo ou crónico».
A bronquite aguda acontece durante um curto período de tempo, esclarece a médica ouvida pela Forever Young. «Na bronquite crónica os sintomas ocorrem durante a maioria dos dias do mês, ao longo de pelo menos três meses e em dois anos consecutivos», afirma Ana Pedroso.
No que diz respeito às causa, a especialista refere que «a bronquite pode ser causada por vírus ou bactérias, pelo consumo de tabaco ou pela inalação de pó ou agentes poluentes», assinalando que «os vírus respiratórios são a causa mais comum, sendo o consumo de tabaco a principal causa de bronquite crónica».
Relativamente ao que se passa com o Papa Francisco, que já tem 88 anos, Ana Pedroso afirma que «os idosos são mais suscetíveis a desenvolver bronquite, acima de tudo, crónica devido ao envelhecimento natural do corpo, que causa mudanças na estrutura e função dos pulmões».
«Os sintomas da bronquite crónica em idosos podem incluir tosse crónica com muco, falta de ar, fadiga e infeções respiratórias frequentes», refere a médica.
«A bronquite é bastante mais frequente do que possa pensar. Se tem tosse crónica, recorra ao seu médico para avaliação», conclui em tom de alerta Ana Pedroso.