A CAIS, Associação que tem como missão combater a pobreza e exclusão social, estabeleceu uma parceria com o Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), no âmbito do programa Ciência + Cidadã, contando com a colaboração do ITQB NOVA e do Município de Oeiras. Esta parceria pretende desmistificar a ciência e o processo científico, promovendo não só uma maior acessibilidade, mas também um envolvimento e participação mais ativa por parte da sociedade na área.
No âmbito desta parceria e de forma a assinalar o Dia Internacional da Mulher, a CAIS dedica a edição de março da sua revista mensal à Ciência e às Mulheres na Ciência, tendo como Editora Convidada Mónica Bettencourt-Dias, Diretora do IGC e conceituada investigadora em Portugal. Nesta edição, a associação presta homenagem a todas as mulheres cientistas e engenheiras, que em Portugal são cerca de 52%, segundo dados do Eurostat, e uma referência face à percentagem de mulheres nestas áreas na União Europeia, através de uma reportagem dedicada às Mulheres na Ciência, “representadas no mundo e em Portugal, de forma intergeracional, multidisciplinar e intercultural”.
A revista conta ainda com um artigo com dois pontos de vista complementares sobre o tema “Micróbios Bons vs Micróbios Maus” desenvolvidos por António Silva Graça, médico infeciologista, e Kariana Xavier, investigadora do Instituto Gulbenkian de Ciência. É ainda de destacar, a narrativa fotográfica “Pelo olhar da ciência”, construída com um portfólio de imagens de investigadores e colaboradores do IGC e do ITQB NOVA. As fotografias apresentadas nesta narrativa foram selecionadas pelos vendedores e utentes da CAIS durante a visita ao IGC, no passado dia 10 de janeiro, também recordada na Rubrica “Viagem Transformadora” desta edição.
As revistas podem ser adquiridas pelo valor de 2€, junto dos vendedores CAIS, a partir do dia 1 de março e até ao final mês. 70% do valor das receitas reverte para os vendedores da associação.