Partilhar

Cancro Colorretal: aumento alarmante do número de diagnósticos abaixo dos 50 anos

Nas últimas três décadas, a incidência deste tipo de cancro entre os menores de 50 anos aumentou 80%.

11 Março 2025
Sandra M. Pinto

Ninguém é demasiado jovem para ter cancro colorretal. E são os dados que confirmam uma tendência preocupante: a incidência deste tipo de cancro nas pessoas com menos de 50 anos aumentou 80% nos últimos 30 anos1. As estimativas apontam para que 11% dos cancros do cólon e 23% dos cancros do reto ocorram em indivíduos jovens (<50 anos) até 20302. Uma realidade para a qual se alerta neste Mês de Sensibilização para o Cancro Colorretal.

 

Em Portugal, o cancro colorretal é o cancro mais prevalente, com cerca de 10.000 novos casos por ano e com uma elevada mortalidade (cerca de 4800 mortes por ano)3. E, também em Portugal, a sua incidência está a aumentar, em particular na população abaixo dos 50 anos: em dez anos, este número duplicou – a incidência de cancro colorretal abaixo dos 50 anos era de 5% da totalidade dos cancros, atingindo agora os 10%.

 

Muito se tem falado sobre o que poderá estar a condicionar estes números, mas os especialistas concordam com a necessidade de reduzir a idade mínima recomendada para o rastreio, que deverá passar dos 50 para os 45 anos4.

 

Isto porque, quando se trata do cancro colorretal, a deteção precoce é fundamental. De acordo com o Registo Europeu para das Desigualdades no Cancro, no que diz respeito à mortalidade por cancro tratável, Portugal registou 28 mortes por 100.000 habitantes, ligeiramente acima da média da UE (27 mortes por 100.000 habitantes). E entre as mortes por cancro tratáveis, o cancro colorretal representou 52% destas.

 

A estes dados juntam-se outros: o rastreio colorretal regista as menores taxas de adesão e de população abrangida pelos convites de todos os programas de rastreio de base populacional do País. Em 2022, apenas 33% das pessoas elegíveis foram convidadas a participar e, destas, apenas 41 % aceitaram, o que resultou numa cobertura de rastreio efetiva de 14 %5. Este rastreio é feito de uma forma muito simples e não invasiva, através da pesquisa de sangue oculto nas fezes.

 

Para poder haver uma deteção precoce é preciso aumentar o conhecimento sobre a doença, nomeadamente sobre os seus sintomas que costumam ser inicialmente vagos e inespecíficos. Há, no entanto, alguns sinais de alerta, como a presença de sangue nas fezes, alteração dos hábitos intestinais, desconforto abdominal geral, perda de peso inexplicável ou fadiga prolongada, que devem motivar a ida a um médico6.

 

Referências:

1)     Bailey CE, Hu CY, You YN, et al. Increasing disparities in the age-related incidences of colon and rectal cancers in the United States, 1975–2010. JAMA Surg 2015; 150: 17–22

2)     1. Siegel RL, Fedewa SA, Anderson WF, et al. Colorectal cancer incidence patterns in the United States, 1974–2013. J Natl Cancer Inst 2017; 109: 8.

3)     Global Cancer Observatory (https://gco.iarc.who.int/media/globocan/factsheets/populations/620-portugal-fact-sheet.pdf)

4)     Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (https://www.spg.pt/sociedade-portuguesa-de-gastrenterologia-reforca-urgencia-para-a-prevencao-do-cancro-do-intestino/)

5)     Registo Europeu das Desigualdades para o Cancro 2025 (https://www.oecd.org/content/dam/oecd/pt/publications/reports/2025/02/eu-country-cancer-profile-portugal-2025_699bde59/ffdcd7a9-pt.pdf)

6)     ESMO/ACF Patient Guide Series based on the ESMO Clinical Practice Guidelines ESMO Colorectal Cancer Guide for Patients English

Mais Recentes

Aprenda como fazer durar mais o manjericão fresco em vaso que comprou no supermercado

há 56 minutos

Curiosidade: isto é o que acontece quando se polvilha sal em cima de um abacaxi

há 2 horas

Congelar massa cozida é possível: este «ingrediente secreto» evita que ela pegue

há 3 horas

Devemos abrir a máquina de lavar louça imediatamente após a lavagem?

há 4 horas

Fazer detergente a partir de castanhas: fácil, barato e amigo do ambiente

há 7 horas

Mais de 50 anos: estes alimentos vão ajudar a saúde do seu cérebro

há 24 horas

Depois dos 50 anos: adote os hábitos das mulheres bem-sucedidas e seja como elas

há 1 dia

De Beyoncé a Megan Fox: 10 (estranhos) segredos de beleza

há 1 dia

Jamais deixe ficar estes objetos no interior do seu carro

há 1 dia

Sem esforço: fique em forma com estes exercícios

há 1 dia

Dia Mundial da Medicina Veterinária: «A cobardia do abandono», Nuno Paixão, médico veterinário

há 1 dia

Temperaturas vão subir: 10 dicas para o ajudar a dormir melhor

há 2 dias

Poetas e músicos consideram-nos a janela da alma: saiba o que esconde a cor dos seus olhos

há 2 dias

Ideal para pessoas que gostam de coisas diferentes e belezas únicas: aprenda a cuidar de catos

há 2 dias

Enxaqueca: não sofra mais, faça uma massagem

há 2 dias

Acabaram-se as dúvidas: este é o número de vezes que devemos lavar o cabelo

há 2 dias

Alienação Parental: «Para que não fiquemos nós alienados, a importância de ouvir e ver bem», Patrícia Câmara, psicóloga/psicanalista

há 2 dias

Celebre o Dia da Mãe com a sofisticação

há 3 dias

Descubra o truque simples para evitar que a roupa cheire mal ao tirá-la da máquina de lavar

há 3 dias

Restaurante lisboeta cria espaço criativo para os mais pequenos: basta aparecer ao sábado

há 3 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.