Partilhar

Canto Nono estreiam novo espetáculo que é “reconstrução da obra” de José Mário Branco

A não perder

27 Abril 2023
Sandra M. Pinto

O grupo vocal Canto Nono estreia sexta-feira, no Porto, um novo espetáculo dedicado a José Mário Branco (1942-2019), antigo diretor artístico, que é “uma reconstrução” da obra do músico portuense, disse à Lusa Fernando Pinheiro.

Segundo o membro dos Canto Nono, que trabalhou com José Mário Branco no grupo que o poeta e músico dirigiu entre 2001 e 2019, houve cuidado “no alinhamento” para que não fosse apenas “uma anódina reposição de reportório”, mas antes “uma reconstrução da obra, agora com novas abordagens e formas de expressão”.

“Neste espetáculo, vamos fazer uma recriação da sua obra, pegando na vivência musical e também pessoal destes [quase] 20 anos que esteve connosco. Num estilo desafiador, porque depois vamos colocar a harmonização das vozes no centro, expondo as suas potencialidades na criação de melodias que, no fundo, compensam a falta dos instrumentos”, acrescentou.

Intitulado “A força (o poder) da palavra – Um canto a José Mário Branco”, o espetáculo estreia-se sexta-feira no Coliseu do Porto e segue, depois, para Lisboa, com apresentação em 01 de maio no Teatro Maria Matos, e depois para Loulé, no Cineteatro Louletano no dia 13 do próximo mês.

Para o promover, o grupo ‘a capella’ lançou dois temas – “Ronda do soldadinho” e “Do que um homem é capaz” -, que serve tanto de “antecipação do que as pessoas podem ver e ouvir nos concertos” como para mostrar “quase os dois extremos” da criação que estarão patentes no espetáculo, do “Soldadinho”, de 1969 e lançada com o artista ainda no exílio em Paris, ao tema do último disco de originais, “Resistir é Vencer”, já de 2004.

O espetáculo, que será gravado no Porto e poderá vir a ser editado mais tarde, inclui canções “em que o Zé Mário é autor da letra, da música ou criador dos arranjos”, atravessando muita variedade criativa do produtor, cantautor e compositor português, exilado pela oposição ao Estado Novo e regressado após a Revolução dos Cravos, a 25 de Abril de 1974.

“Tal como num poema, somos uma pessoa ao entrar numa canção de Zé Mário, e outra quando saímos dela. Nas suas canções não há neutralidade. Há esta constante palavra: ‘verdade’. Esta palavra, ‘verdade’, era uma constante em toda a sua obra. A sua força e o seu poder sobressaem sempre, para além de uma simples unidade linguística, mas sim sempre com um profundo sentido. Por isso, isto tem sempre atualidade”, considera Fernando Pinheiro.

Se há canções em nome próprio, composições para outros artistas, como Sérgio Godinho, ou “coisas para teatro, cinema” e outras ‘aventuras’, há espaço no alinhamento para “muita coisa interessante”, tanto que a primeira seleção era de 40 faixas e “foi difícil” reduzir esse número.

Em palco, além do Canto Nono, estarão vários outros convidados, antigos companheiros de palco e de vida, porque “não é só a parte musical, mas a afetiva, também”, que aqui está em jogo, convocando nomes como Amélia Muge, José Martins, Tomás Pimental e Filipe Raposo.

Para já, conta com três datas, mas há já um projeto para o levar a locais do país “onde habitualmente este tipo de música não chega”, no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974.

O grupo Canto Nono começou a trabalhar em 1992, no Porto, e é formado por quatro vozes femininas e outras tantas masculinas, estreando-se na edição discográfica em 1997 antes de começar, no início do milénio, a colaboração com José Mário Branco, com quem produziram “Sons do Porto”, para a Capital Europeia da Cultura de 2001, quando o compositor assumiu a direção artística.

Nascido no Porto, em maio de 1942, José Mário Branco é considerado um dos mais importantes autores e renovadores da música portuguesa, a partir do final dos anos de 1960 e em particular dos anos que rodearam a Revolução de Abril de 1974, cujo trabalho se estende também ao cinema, ao teatro e à ação cultural.

Foi fundador do Grupo de Ação Cultural (GAC), fez parte da companhia de teatro A Comuna, fundou o Teatro do Mundo, a União Portuguesa de Artistas e Variedades e colaborou na produção musical para outros artistas.

Mais Recentes

Nem peixe nem marisco: esta é a realidade das delicias do mar

há 9 horas

Estas são as melhores dicas da Dyson para resgatar o seu cabelo no Inverno

há 9 horas

Permita-se ser dramático e presenteie a sua cara-metade com uma noite absolutamente teatral e cénica

há 10 horas

Estamos no inverno: a altura certa para experimentar a bebida que previne a perda de memória e aumenta a concentração

há 10 horas

Estes 3 signos têm excelentes hipóteses de ganhar bom dinheiro ainda esta semana

há 11 horas

Cuidados continuados: «Modelo de financiamento é um risco para finanças públicas», sublinha o Tribunal de Contas

há 11 horas

Nutricionista esclarece se o peixe enlatado é ou não saudável; e não podia ser mais clara nas suas conclusões

há 11 horas

Este café foi proibido em alguns países europeus devido à sua relação com o cancro: especialistas aplaudem a decisão (outros exigem mais regulação)

há 12 horas

Diga adeus aos regadores: Ikea apresenta uma invenção com a qual não terá de voltar a regar as plantas (e só custa 2,99 euros)

há 13 horas

Centro comercial oferece 2 horas de estacionamento (mesmo a tempo dos saldos)

há 13 horas

Surpreenda a sua cara-metade com um jantar mágico de São Valentim: descubram em conjunto este universo subaquático

há 13 horas

O ano da Serpente está a chegar: dê as boas-vindas ao Ano Novo Chinês com muito glamour e boa gastronomia

há 13 horas

Gosta de camélias? Não pode perder estas visitas e esta exposição

há 13 horas

Cientista português recebe bolsa para colorir fibras de algodão

há 15 horas

Do pelo aos movimentos: sinais que podem passar despercebidos e que indicam que o seu cão está com dores

há 15 horas

Sobrevivente do ataque do Hamas de 7 de outubro vai representar Israel na Eurovisão

há 15 horas

Este sintoma doloroso, que ‘piora à noite’, pode ser um sinal de doença fatal

há 15 horas

Entrevista: «Queremos revolucionar a saúde oral em Portugal, colocando a prevenção como prioridade», Hugo Madeira, médico dentista

há 16 horas

Alopecia ou queda de cabelo? Entenda as diferenças e saiba como tratar

há 16 horas

Conheça os dois novos destinos da easyJet para 2025 a partir de Portugal

há 16 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.