<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Celebra-se hoje o Dia da Comida Picante. Será que ela faz bem à saúde?

16 Janeiro 2024
Sandra M. Pinto

A data existe para que se possam divulgar as vantagens provenientes da inclusão da pimenta e de outras especiarias picantes na rotina alimentar.

A pimenta é ricas em nutrientes como carotenoides, vitaminas A, C, B6 e K1, e minerais como potássio e cobre.

Estes nutrientes podem ajudar a proteger a saúde do coração, dos neurónios e a ter um efeito antioxidante e anti-inflamatório. Inclui-las na dieta pode trazer muitos benefícios à saúde.

Um prato de comida com pimenta pode ser muito benéfico para a saúde, já que a pimenta têm uma grande quantidade de vitaminas, minerais e compostos antioxidantes. Além disso, a capsaicina presente na pimenta pode ajudar no alívio da dor, no controle da obesidade, na melhoria do sistema imunológico e na redução do risco de doenças cardíacas.

Incluir pimentas na dieta pode ajudar no controle de diversos tipos de dor.

A pimenta é considerada saudável e segura para consumo, mas devem ser evitadas em algumas situações específicas. Embora não causem úlceras nem hemorroidas, podem aumentar a sensação de dor e ardor em quadros já existentes.

Comer pimentas mais de 10 vezes por semana aumenta em mais de 90% o risco de síndrome do intestino irritável. Pessoas com suscetibilidade à diarreia e inflamações intestinais, como a colite ulcerativa, devem evitar o consumo. Além disso, quem tem asma pode apresentar maior sensibilidade à capsaicina.