Reduz a inflamação no organismo: o açafrão aumenta a resistência das células aos danos oxidativos, além de reduzir os processos inflamatórios no organismo.
Protege o coração: evita o acumular de colesterol ruim, assim, protege o coração e evita que ataque cardíaco. Além disso, a ciência descobriu que a curcumina reduz o risco de insuficiência cardíaca.
Diminui o risco de cancro: os estudos sobre este assunto ainda são iniciais, porém relevantes. Um estudo realizado com voluntários, com predisposição à doença, revelou que a curcumina pode, sim, evitar o desenvolvimento da mesma.
Evita o envelhecimento precoce: as propriedades encontradas no açafrão são atribuídas, principalmente, aos carotenoides: crocina e Safranal, que possuem propriedades antioxidantes e coletores seletivos de radicais livres.
Previne a diabetes: um estudo, feito com pré-diabéticos, incluiu o extrato de curcumina na dieta durante nove meses. depois desse período, foi observada uma queda nos níveis de glicose/açúcar circulante no sangue. A raiz pode ser usada para prevenir a diabetes em desenvolvimento.
Auxilia no emagrecimento: o chá de açafrão pode te ajudar no processo graças ao seu poder antioxidante, a curcumina limpa as toxinas responsáveis pela inflamação do organismo causando o excesso de peso.
Ajuda na prevenção e combate a gripes: na sua composição, o açafrão é rico em vitaminas e minerais, como a vitamina C, B12, ferro, cálcio, manganês e fibras solúveis. Apresenta ação analgésica, antisséptica e antibacteriana.