Inteligência emocional. Estas são as dicas que vão ajudar a melhorar a sua comunicação

Algumas simples ferramentas são capazes de nos ajudar a comunicar melhor com os outros. Conheça-as aqui.

Nem sempre é fácil comunicarmos de uma forma positiva. Seja com amigos, colegas ou com os nossos parceiros de vida, existem frequentemente alguns desencontros que acabam por atrapalhar a forma como nos expressamos. Temos dificuldades em compreender os outros, a aceitar os seus sentimentos. Muitas vezes entender as nossas próprias emoções é igualmente um enorme desafio.

A inteligência emocional refere-se exatamente à capacidade que temos de identificar, interpretar e gerir as nossas emoções, assim como as dos outros. Esta é uma “ferramenta” essencial para assegurar que conseguimos viver uma vida feliz e gratificante. É também algo que nos permite estabelecer relações pessoais mais saudáveis e atingir certos objetivos profissionais na nossa carreira.

[Leia também: Tem dificuldade em dizer “amo-te”? Estas 5 razões podem ajudar a explicar porquê]

Caso esteja interessado em melhorar este aspeto da sua personalidade, então conheça aqui algumas sugestões de especialistas e profissionais de saúde mental recolhidas pelo portal BestLife. Estas dicas vão ajudar a melhorar as relações que estabelece com os outros.

 

  1. Não faça julgamentos rápidos

A natureza humana determina que todos temos uma enorme facilidade em fazer julgamentos rápidos, a criar imediatamente ideias pré-concebidas sobre um outro individuo. Estas análises são muitas vezes incorretas e acabam por impedir que nos aproximemos realmente dos outros e que possamos ser mais empáticos. Tente manter uma mente “aberta”.

  1. Faça mais questões

Se queremos realmente aproximar-nos de outras pessoas então temos que saber ser curiosos e conseguir ser capazes de fazer questões. Esta será a melhor forma de conhecer outra pessoa. Para além de saber colocar questões, deve também estar preparado e interessado em ouvir as respostas. Evite falar sempre sobre si próprio, deixe que a outra pessoa se apresente de uma forma genuína.

  1. Seja direto

É muito frequente que ao longo de uma interação ou conversação possam existir incertezas. Quando conhecemos alguém novo pode não ser muito fácil perceber exatamente como se estão a sentir ou o que estão a pensar na realidade. No entanto é importante procurar clarificar certas questões. Não deixe que as dúvidas ou assunções controlem o seu estado de espírito. Procure confirmar, questionando diretamente, como a outra pessoa se está a sentir relativamente a uma qualquer questão relevante.

  1. Seja capaz de validar os sentimentos dos outros

Se pretende fortalecer a sua inteligência emocional então terá que conseguir ser mais empático. Aprender a ser mais compreensivo e atento aos sentimentos dos outros é essencial. Saber confortar, dar um abraço, ou apenas ouvir ativamente pode fazer toda a diferença. Adicionalmente é fulcral que compreenda a necessidade de validar a forma como uma outra pessoa se está a sentir. Não precisa de concordar com ela, mas deverá ser capaz de reforçar que aquilo que estão a sentir é válido e compreensível.

  1. Aprenda a manter a calma

Terá que saber controlar melhorar as suas emoções, mesmo nos momentos mais difíceis e tensos. Para tal é determinante que seja capaz de entender como se está a sentir. Saber identificar e controlar rapidamente algumas emoções “mais quentes” é algo que deve treinar. Faça uma autoanálise, compreenda o que pode estar a despoletar uma determinada resposta menos positiva. Sempre que se sentir mais tenso procure regressar a um estado mais calmo através do relaxamento do seu corpo e mente.

  1. Respeite os seus próprios sentimentos

Sendo certo que parte de ter uma grande inteligência emocional significa saber comunicar aos outros as nossas emoções de uma forma mais positiva e construtiva, a verdade é que é igualmente determinante que seja capaz de comunicar bem consigo mesmo. Respeite os seus próprios sentimentos e deixe que eles se desenvolvam. Não os critique ou procure esconder. Experiencie as suas emoções de uma forma livre, sem gerar tensão ou ressentimentos.

 

[Leia também: Esqueceu-se do que ia dizer? Não se preocupe, até pode ser um sinal de inteligência]

 

 

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
Loading...