Além de ter poucas calorias, é diurético, o que pode contribuir para o emagrecimento. Estudos indicaram que a casca de abacaxi “contém quantidades muito próximas às da polpa de matéria mineral, proteína bruta e lipídeos e maior teor de fibras ao da polpa, além do menor valor calórico. Além disso, o sumo extraído da casca apresentou também baixo teor de carboidratos e calorias”.
A casca de abacaxi é uma boa fonte de nutrientes essenciais para o corpo humano. Segundo o mesmo estudo, o resíduo é “bastante atrativo para a alimentação humana, podendo ser utilizado, por exemplo, como auxiliar no fornecimento de aminoácidos essenciais dado ao seu teor de proteínas e, ainda, fonte alternativa de fibra para alimentação”.
Auxilia na digestão por ser rica em bromelina e em fibras. O estudo aponta que “tanto a casca como o cilindro central do abacaxi podem ser considerados boa fonte de fibra alimentar, que apresenta um papel importante no processo digestivo”.
O chá é rico em antioxidantes, como flavonoides e vitaminas A e C. Outro estudo aponta que “os antioxidantes naturais presentes nas cascas de abacaxi têm ganhado interesse crescente, pois vários estudos epidemiológicos encontraram a sua associação com um menor risco de doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade, doenças neurodegenerativas, distúrbios gastrointestinais e cancro”.
A casca de abacaxi é rica em vitamina C, vitamina vital para o bom funcionamento do sistema imunológico, tornando-a um nutriente importante para a prevenção de infeções de ouvido recorrentes, constipações e gripe.
Outro benefício do chá é o seu poder anti-inflamatório. Essas propriedades da casca do abacaxi ajudam a reduzir os sintomas da artrite e a dor após cirurgias e lesões desportivas.
A casca de abacaxi tem propriedades antibacterianas, antivirais, antifúngicas e antiparasitárias. O abacaxi possui propriedades antimicrobianas e pode ser utilizado na cura e na prevenção de doenças infeciosas após normalização.
Além desses benefícios, o chá de casca de abacaxi ainda tem a vantagem de utilizar uma parte da fruta que não costuma ser aproveitada. Ou seja, é uma maneira saudável e deliciosa de evitar o desperdício.