Chegar aos compromissos sempre a horas ou até antes , além de ser um hábito para a boa convivência, também reflete alguns traços de personalidade, segundo a psicóloga clínica Laura Fuster , entre os quais:
- Responsabilidade : pessoas que têm muita clareza sobre as consequências das suas ações e como o que fazem também pode influenciar os outros.
- Empatia : São capazes de se colocar no lugar do outro e pensar que se seu tempo é importante, o de todos os outros também é.
- Controle : pessoas que gostam de ter as situações sob controle.
- Organização: Geralmente planeiam com antecedência e administram bem o seu tempo. Têm calendários ou listas de tarefas para evitar eventos imprevistos.
- Autodisciplina : Conseguem priorizar atividades e evitar distrações para chegar na hora certa.
- Consciência do tempo: Têm uma perceção clara do tempo que as atividades e viagens levam, o que lhes permite fazer estimativas realistas.
- Empatia : Entendem que os seus atrasos podem afetar negativamente as outras pessoas, pelo que respeitam o tempo delas.
- Confiabilidade : tendem a ser pessoas confiáveis que cumprem suas palavras e compromissos.
- Perfeccionismo (em alguns casos): Querem evitar erros, inclusive situações que gerem críticas devido ao atraso.
A necessidade de ser pontual pode tornar-se num problema quando o comportamento é motivado por motivos extremos ou gera um impacto negativo na vida da pessoa, explica Laura Fuster. Embora seja uma qualidade geralmente valorizada, quando levada ao extremo ou tem raízes em fatores como ansiedade, necessidade de controle ou desejo excessivo de agradar, pode tornar-se numa fonte de stress, conflito ou autoexigência prejudicial.