Portugal enfrenta desafios significativos na questão do envelhecimento da população: atualmente, cerca de 574.000 pessoas com mais de 65 anos vivem sozinhas, muitas delas com limitações no conhecimento tecnológico. Para estas pessoas, um telemóvel básico é muitas vezes a única ferramenta de comunicação com o mundo exterior. No entanto, por vezes consideram as configurações complexas e estão frequentemente vulneráveis a tentativas de fraude, como mensagens de phishing e chamadas enganadoras.
A SPC, empresa europeia especializada no desenvolvimento de produtos de eletrónica de consumo, observou de perto estas dificuldades e, com o compromisso de tornar a vida dos idosos mais segura e acessível, criou soluções que atendem diretamente às suas necessidades e ao seu estilo de vida, permitindo aos seus cuidadores apoiá-los e cuidar deles, estejam onde estiverem.
Neste contexto, a marca anuncia o lançamento da SPC Care, a primeira app que permite, de forma remota, configurar dispositivos móveis e que permitirá aos familiares ou parentes de pessoas idosas intervir à distância nas definições e na gestão do seu telemóvel para o adaptar às necessidades pessoais do utilizador senior e receber alertas em determinadas situações que possam comprometer o bem-estar da pessoa.
Juntamente com esta inovação tecnológica exclusiva da SPC e compatível unicamente com os dispositivos da marca, lança ainda o SPC POLARIS, o primeiro telemóvel do mercado para idosos integrado completamente nesta app, podendo ser gerido à distância e que, no futuro, será acompanhado por outros dispositivos SPC, permitindo que mais pessoas beneficiem desta tecnologia inovadora. Estes desenvolvimentos são especialmente desenhados para atender às necessidades dos idosos e daqueles com menos familiaridade tecnológica e para ajudar os seus familiares a cuidar deles de uma forma simples e facilitada, sem invadir a privacidade e a autonomia dos idosos.
Com estes lançamentos, a empresa líder em telefonia móvel em Portugal, traz uma inovação que visa fortalecer a segurança e o conforto dos idosos, ajudando a colmatar o fosso digital entre gerações e promovendo uma experiência de utilização simplificada.
SPC Care: nada muda para os nossos idosos, mas muda tudo para os seus familiares
A SPC Care é a primeira aplicação que permite a gestão remota de telemóveis não inteligentes, possibilitando a intervenção de familiares e cuidadores nas configurações de dispositivos em tempo real. Esta nova aplicação não muda nada para os nossos idosos, que podem continuar a utilizar os dispositivos móveis com os quais estão familiarizados; mas muda tudo para as suas famílias e entes queridos, porque, graças à app SPC Care, têm os benefícios de outras tecnologias mais avançadas, como a tranquilidade de saber que os seus entes queridos são acompanhados onde quer que estejam, sem invadir a sua autonomia.
Entre as principais funcionalidades da SPC Care estão:
Configuração Remota: os cuidadores podem ajustar a totalidade dos parâmetros do telefone não inteligente como por exemplo o volume, brilho, ativar ou desativar o botão SOS, gerir os contactos associados a este botão de emergência, adicionar contactos à sua lista telefónica, configurar as memórias diretas, etc., entre outros. Assim a pessoa idosa consegue fazer uma utilização mais fácil do dispositivo, sem receio de tocar em qualquer coisa no seu dispositivo e alterar as suas definições.
Localização em Tempo Real: desde que o telemóvel sénior esteja equipado com GPS (como é o caso do SPC POLARIS), a localização do idoso é partilhada com o cuidador através de SPC Care sem que ele precise executar nenhuma ação no dispositivo, permitindo que possam ser acompanhados com precisão em qualquer momento.
Alertas de Segurança: notificações sobre chamadas perdidas e mensagens recebidas, alertas de bateria fraca, deteção de inatividade prolongada, e acionamento do botão SOS. Estas funcionalidades permitem ao familiar ou cuidador apoiar a pessoa idosa desde onde quer que se encontre, mas também dá à pessoa idosa segurança de que não fica inadvertidamente sem bateria ou que o seu cuidador é imediatamente alertado caso a app não detete atividade durante um determinado período de tempo.
Proteção contra Spam: possibilidade de definir remotamente a lista negra do telemóvel e marcar as SMS como lidas e as chamadas como visualizadas, reduzindo interações indesejadas e protegendo contra potenciais golpes. Este fator é especialmente importante porque muitos idosos não estão familiarizados com ameaças digitais ou tentativas de fraude feitas através do telefone.
Registo de Saúde: acompanhamento de consultas médicas, lembretes de medicação e registo de passos diários (requer um pedómetro, como no caso do SPC POLARIS), fornecendo um histórico de atividades que ajudam a monitorizar a saúde do idoso. Desta forma pode apoiar o seu ente querido mesmo à distância, o que contribui não só diretamente para a saúde do idoso como para a serenidade de toda a família, esteja onde estiver, por saber que lhe consegue prestar apoio constante.
Essas funcionalidades foram projetadas para serem intuitivas e adaptáveis aos familiares e cuidadores. A SPC Care, disponível na Play Store e na Apple Store, exige apenas uma configuração inicial simples e é muito simples e intuitivo de utilizar. Além disso, facilita a gestão colaborativa, uma vez que permite que diferentes familiares e prestadores de cuidados possam gerir o perfil de um mesmo idoso de forma partilhada, e possibilita também a adição de vários perfis “pessoas cuidadas” no mesmo dispositivo.
SPC POLARIS: o primeiro telemóvel “não inteligente” que se pode gerir remotamente a partir da app SPC Care
O SPC POLARIS é o primeiro modelo de telemóvel do mercado a integrar totalmente a app SPC Care, ampliando a funcionalidade da aplicação com características de acessibilidade. Concebido especialmente para idosos, o SPC POLARIS é um telemóvel fácil de usar, com botões grandes e um menu simplificado, onde os utilizadores podem facilmente navegar pelas funções essenciais. É um telemóvel de tampa, o que o torna mais ergonómico e fácil de utilizar por parte dos idosos e conta com dois ecrãs, sendo o exterior de 1,4’’, e o principal, dentro da tampa, de 2,8’’, permitindo-lhes visualizar facilmente as horas, e demais informações e alertas.
Está equipado com conexão 4G, para que o familiar ou cuidador possa estar sempre a par do estado do dispositivo e possa aceder às configurações, onde quer que se encontre. O GPS é outra cas características técnicas importantes, já que permite localizar o telemóvel da pessoa idosa a qualquer momento a partir da app SPC Care, assegurando assim a segurança do idoso e acompanhamento permanente.
Este dispositivo vem ainda com uma base de carregamento para que os idosos mantenham sempre o telemóvel à vista e que seja muito fácil de carregar: basta colocá-lo em cima da base e aguardar.
Integra ainda o importante botão SOS que, após uma pressão prolongada, efetua automaticamente chamadas para os 5 contactos definidos com um máximo de 3 rondas de chamadas se não houver resposta.
Vem ainda equipado com podómetro e inclui 3 memórias diretas personalizáveis às quais pode ser associado um contacto, de modo que, ao pressionar cada uma destas memórias, o telemóvel ligue automaticamente para o contacto associado. Inclui também 8 memórias rápidas programáveis nas teclas 2 a 9, às quais podem ser associados mais 8 contactos diretos.
O SPC POLARIS dispõe ainda de um livro de endereços com 2000 contactos, uma câmara traseira, a possibilidade de inserir um cartão Micro SD para aumentar a sua capacidade de armazenamento e uma série de funções práticas de interesse para os utilizadores seniores: lanterna, rádio, alarme, mãos livres ou calculadora, entre outras.
Com o SPC POLARIS, a SPC leva a acessibilidade ao próximo nível, não só proporcionando um design ergonómico, mas também permitindo que familiares configurem o dispositivo à distância. Deste modo, o idoso pode manter contato direto com familiares e cuidadores, mantendo-se seguro e conectado, sem preocupações adicionais com a configuração ou a atualização do aparelho.
Parceria com a Associação Coração Amarelo: um compromisso com o bem-estar social
Para este lançamento, a SPC colabora com a Associação Coração Amarelo (ACA), uma IPSS fundada há 24 anos, por 7 mulheres da área social e criada para servir a comunidade. A sua ação é assente em trabalho voluntário e tem atualmente cerca de 700 voluntários, devidamente selecionados e capacitados, com formação inicial básica, contínua e específica. São cerca de 500 distribuídos por 10 delegações e os seus principais objetivos estão relacionados com o apoio a quem vive em solidão e isolamento, principalmente os mais velhos, com visitas quer em casa, no hospital ou em ERPI. Faz também acompanhamento a consultas e exames, desenvolve diversas atividades lúdicas e culturais como ateliers, colónias de férias, piqueniques e animação cultural e recreativa. Esta Associação desenvolve ainda projetos de formação e sensibilização dirigidos a voluntários e à comunidade, fomentando o relacionamento intergeracional e contribuindo para uma maior autonomia e qualidade de vida da pessoa idosa.
A aplicação SPC Care vem melhorar significativamente a qualidade dos cuidados prestados à pessoa idosa, promovendo o seu sentido de autonomia e também o seu sentido de segurança e autoconfiança, uma vez que deixa de ter medo de tocar e navegar no seu telemóvel por receio de partir alguma coisa. Esta experiência tem sido muito positiva porque é uma forma de combater efetivamente a solidão, junto dos utilizadores da Associação Coração Amarelo.