Apostado em valorizar e preservar o património gastronómico, a inovação alimentar e em estreitar laços com referências internacionais na área da gastronomia, o Município de Bragança organiza nos próximos dias 2 e 3 de junho, o primeiro Encontro Internacional de Gastronomias do Mundo. A iniciativa realiza-se no âmbito da candidatura de Bragança à Rede de Cidades Criativas da Unesco, na área da gastronomia, e conta com a participação de algumas cidades que já integram o projeto, nomeadamente Santa Maria da Feira, Braga, Idanha-a-Nova e, também, a cidade brasileira Belém do Pará e a japonesa Tsuruoka. Água Grande, de São Tomé e Príncipe, participa enquanto cidade observadora convidada.
O programa do “Encontro Internacional de Gastronomias do Mundo” é composto por quatro seminários com diferentes perspetivas da gastronomia, designadamente: a importância da gastronomia, da cultura e da criatividade para o desenvolvimento sustentável; a inovação e criatividade na gastronomia tradicional; a experiência de cidades Criativas da Gastronomia da UNESCO e a candidatura de Bragança à rede de Cidades Criativas da UNESCO.
No primeiro dia do Encontro, sexta-feira, dia 2 de junho, o Auditório Paulo Quintela será o palco do debate sobre “A Importância da Gastronomia, da Cultura e da Criatividade para o Desenvolvimento Sustentável” onde cabem temas como o ensino e a investigação da gastronomia; a gastronomia como elo de ligação de viajantes, de turistas e do diálogo intercultural; a importância das Confrarias Gastronómicas para a promoção e valorização da cultura e da gastronomia, bem como a gastronomia transmontana e a ligação a outros temas da Rede de Cidades Criativas. À tarde, a partir das 15h00, analisa-se o papel da gastronomia no desenvolvimento do território e no turismo e privilegia-se a partilha de experiências das cidades Criativas da Gastronomia da UNESCO. Participam nesta intervenção as cidades-membro portuguesas de Idanha-a-Nova, Braga e Santa Maria da Feira e também Belém do Pará (Brasil), Tsuruoka (Japão) e Água Grande de São Tomé e Príncipe, enquanto cidade observadora convidada.
No segundo dia, também no Auditório Paulo Quintela, a partir das 10h00, o Chef Óscar Geadas, brigantino e vencedor de Estrelas Michelin, a Chef Daniela de Oliveira Leal Martins (Belém do Pará – Brasil) e a Chef Vilma da Cunha (Água Grande de São Tomé e Príncipe) partilham a sua visão e experiência sobre a importância da inovação e criatividade na gastronomia tradicional.
A fechar o programa do Encontro Internacional de Gastronomias do Mundo, a última apresentação, às 11h30, é dedicada a uma perspetiva de futuro com a apresentação da candidatura de Bragança à Rede de Cidades Criativas da UNESCO, as linhas gerais da candidatura e as atividades complementares.
A sessão de encerramento, prevista para as 12h15, fica a cargo de Isabel Ferreira, Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional.
“A arte da Alimentação em Bragança – Encontro Internacional de Gastronomias do Mundo” prevê, também, a realização de mostras gastronómicas e momentos culturais. O programa completo está disponível aqui.