Partilhar

Cidade portuguesa organiza o primeiro Encontro Internacional de Gastronomias do Mundo

Saiba qual.

2 Junho 2023
Sandra M. Pinto

Apostado em valorizar e preservar o património gastronómico, a inovação alimentar e em estreitar laços com referências internacionais na área da gastronomia, o Município de Bragança organiza nos próximos dias 2 e 3 de junho, o primeiro Encontro Internacional de Gastronomias do Mundo. A iniciativa realiza-se no âmbito da candidatura de Bragança à Rede de Cidades Criativas da Unesco, na área da gastronomia, e conta com a participação de algumas cidades que já integram o projeto, nomeadamente Santa Maria da Feira, Braga, Idanha-a-Nova e, também, a cidade brasileira Belém do Pará e a japonesa Tsuruoka. Água Grande, de São Tomé e Príncipe, participa enquanto cidade observadora convidada.

 

reduzido1

O programa do “Encontro Internacional de Gastronomias do Mundo” é composto por quatro seminários com diferentes perspetivas da gastronomia, designadamente: a importância da gastronomia, da cultura e da criatividade para o desenvolvimento sustentável; a inovação e criatividade na gastronomia tradicional; a experiência de cidades Criativas da Gastronomia da UNESCO e a candidatura de Bragança à rede de Cidades Criativas da UNESCO.

No primeiro dia do Encontro, sexta-feira, dia 2 de junho, o Auditório Paulo Quintela será o palco do debate sobre “A Importância da Gastronomia, da Cultura e da Criatividade para o Desenvolvimento Sustentável” onde cabem temas como o ensino e a investigação da gastronomia; a gastronomia como elo de ligação de viajantes, de turistas e do diálogo intercultural; a importância das Confrarias Gastronómicas para a promoção e valorização da cultura e da gastronomia, bem como a gastronomia transmontana e a ligação a outros temas da Rede de Cidades Criativas. À tarde, a partir das 15h00, analisa-se o papel da gastronomia no desenvolvimento do território e no turismo e privilegia-se a partilha de experiências das cidades Criativas da Gastronomia da UNESCO. Participam nesta intervenção as cidades-membro portuguesas de Idanha-a-Nova, Braga e Santa Maria da Feira e também Belém do Pará (Brasil), Tsuruoka (Japão) e Água Grande de São Tomé e Príncipe, enquanto cidade observadora convidada.

No segundo dia, também no Auditório Paulo Quintela, a partir das 10h00, o Chef Óscar Geadas, brigantino e vencedor de Estrelas Michelin, a Chef Daniela de Oliveira Leal Martins (Belém do Pará – Brasil) e a Chef Vilma da Cunha (Água Grande de São Tomé e Príncipe) partilham a sua visão e experiência sobre a importância da inovação e criatividade na gastronomia tradicional.

A fechar o programa do Encontro Internacional de Gastronomias do Mundo, a última apresentação, às 11h30, é dedicada a uma perspetiva de futuro com a  apresentação da candidatura de Bragança à Rede de Cidades Criativas da UNESCO, as linhas gerais da candidatura e as atividades complementares.

A sessão de encerramento, prevista para as 12h15, fica a cargo de Isabel Ferreira, Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional.

“A arte da Alimentação em Bragança –  Encontro Internacional de Gastronomias do Mundo” prevê, também, a realização de mostras gastronómicas e momentos culturais. O programa completo está disponível aqui.

Mais Recentes

Pingo Doce abre o primeiro restaurante em Portugal com pagamento por Inteligência Artificial

há 5 horas

Celeste adoça a Páscoa com o irresistível Folar de Limão

há 5 horas

Amoreiras Shopping Center apresenta Via Sacra num cenário imponente e interativo

há 5 horas

Taberna Londrina inaugura (amanhã) o terceiro restaurante em Lisboa

há 5 horas

À atenção de pais e avós: cyberbullying – 6,1% dos jovens até aos 18 anos já foram vítimas

há 6 horas

Unidade hoteleira 5 estrelas lança sobremesa inspirada no famoso Chocolate do Dubai

há 6 horas

PEN Norte-americano atribui a Mia Couto o Prémio PEN/Nabokov 2025

há 6 horas

Rock ‘n’ Metro acontece já amanhã no Metropolitano de Lisboa: saiba onde e a que horas

há 7 horas

Experiência à beira-Tejo que vai seduzir os apreciadores dos melhores vinhos portugueses

há 7 horas

NASA oferece quase 3 milhões de euros a quem recuperar as 96 malas deixadas pelos astronautas na Lua (não imagina o que têm lá dentro)

há 9 horas

Doença de Parkinson: «Ajudar a melhorar o dia a dia de um doente é um ato de amor e dedicação», Ricardo Azevedo, diretor técnico Espaço Avós

há 9 horas

«Este é o erro comum que faz com que massa fique mais calórica», revela especialista

há 9 horas

Quer pagar menos de luz? Veja aqui como (e saiba também quais os fornecedores mais baratos)

há 10 horas

EMEL já pode multar também por infrações ao Código da Estrada: vai criar uma unidade de fiscalização especial para alguns veículos em particular

há 10 horas

Novas suites La Première da Air France já levantaram voo entre Paris-CDG e Nova Iorque-JFK

há 11 horas

Este folar de Páscoa inspirou-se num doce conventual de Amarante (ninguém lhe resiste)

há 11 horas

Hospital Lusíadas Monsanto leva a palco peça de teatro sobre Alzheimer

há 11 horas

Restaurante CITRUS recebe certificação internacional “The PLEDGE on Food Waste”

há 13 horas

Rainha Camilla revela o “segredo” do seu casamento feliz com o Rei Carlos

há 13 horas

Depois da tablete viral, surge a tarte de chocolate do Dubai (que todos vão querer experimentar)

há 13 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.