Cientistas do Centro Integrado de Neurociências Abarca Campal HM CINAC, do Hospital Universitário HM Puerta del Sur em Móstoles, Espanha, realizaram pela primeira vez com sucesso subtalamotomias bilaterais usando ultrassom focal de alta intensidade (HIFU) , mostrando que o procedimento é eficaz e seguro, e que é capaz de reverter as manifestações motoras da doença de Parkinson .
O benefício motor experienciado pelos doentes foi altamente significativo, enquanto os efeitos adversos experimentados foram leves e principalmente transitórios. A principal conclusão deste estudo é que é possível tratar os sinais motores da doença de Parkinson em ambos os lados do corpo utilizando o chamado HIFU.
Esta abordagem é pioneira porque, até à data, este tipo de procedimento ultrassonográfico só era realizado num dos hemisférios cerebrais e, portanto, os benefícios desta técnica impactavam apenas um dos lados do corpo.
A subtalamotomia com HIFU consiste na realização progressiva e controlada da termoablação, ou seja, uma lesão por aumento de temperatura num núcleo do cérebro denominado núcleo subtalâmico, através da aplicação de ultrassom de alta intensidade. A ablação é realizada com orientação de imagem de ressonância magnética em tempo real durante o procedimento. Dessa forma, é possível reverter as manifestações motoras da doença de Parkinson como tremor parkinsoniano, rigidez e bradicinesia.