Partilhar

Cirurgia à coluna: há um novo centro para responder às necessidades de cerca de 800 doentes

Saiba onde se localiza

8 Maio 2023
Sandra M. Pinto

O Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC) dispõe, a partir de hoje, do primeiro Centro de Responsabilidade Integrado (CRI) do país dedicado às patologias da coluna para responder aos cerca de 800 doentes à espera de cirurgia, avança a Lusa.

“O CRI da coluna é um projeto clínico que resulta da vontade das direções da Ortopedia e da Neurocirurgia de tratar a patologia da coluna de forma conjunta. Temos cirurgiões de coluna que são oriundos destes dois serviços e que vão trabalhar por equipas”, adiantou à agência Lusa o médico Nélson Carvalho.

Além dessas duas especialidades, o centro agora criado surgiu também por vontade dos especialistas de Medicina Física e de Reabilitação, avançou o CHULC.

Segundo o diretor do Conselho de Gestão do novo CRI-Coluna, atualmente cerca de 800 utentes estão na lista de espera do CHULC para serem operados à coluna.

“A lista de espera no nosso centro – penso que como em todos os hospitais públicos – é dramática. São esperas que chegam a ser de anos. Não é viável para qualquer pessoa que tenha um problema de coluna estar à espera mais de um ano por uma cirurgia”, salientou o especialista em Ortopedia e Traumatologia.

Os CRI são estruturas de gestão intermédia dependentes dos conselhos de administração dos hospitais públicos, mas que têm autonomia funcional e que estabelecem um compromisso de desempenho assistencial, económico e financeiro, negociado para um período de três anos.

Como contrapartida, os profissionais de saúde das várias áreas que integram estes centros de responsabilidade têm acesso a vários incentivos, incluindo financeiros, que estão diretamente relacionados com o desempenho alcançado.

De acordo com Nélson Carvalho, a criação deste CRI, o nono que entra em funcionamento no centro hospitalar, constitui uma grande mais-valia para os doentes, mas também para os profissionais de saúde, uma vez que “potencia a parte técnica”.

“Este projeto clínico foi acarinhado pela administração, que nos dá, em forma de um CRI, as ferramentas para podermos priorizar estes doentes dentro do contexto de toda a patologia que é tratada no centro hospitalar, de forma que consigamos funcionar de forma mais eficaz”, explicou o diretor do conselho de gestão.

Do CRI-Coluna faz também parte uma equipa multidisciplinar de profissionais de outras áreas como a medicina física e de reabilitação, a medicina interna, a enfermagem, a fisioterapia, a nutrição, a psicologia, a farmácia, o apoio social e assistentes operacionais e técnicos.

Sediado no Hospital de São José, este novo centro vai recorrer também aos hospitais Curry Cabral e Dona Estefânia, que também integram o CHULC, para tratar várias patologias da coluna vertebral, como a escoliose idiopática nos adolescente, hérnias discais e fraturas de origem traumática.

Nélson Carvalho adiantou ainda que a abertura do CRI-Coluna permitirá criar a figura do cirurgião de coluna, colocando o CHULC na vanguarda da formação de jovens médicos, através da associação de conhecimento técnico e científico de duas especialidades cirúrgicas.

“O facto de nós criarmos este centro vai potenciar a criação do cirurgião de coluna, que não temos no nosso país, e que está a ser desenvolvido, com currículos que estão a ser avaliados, a nível europeu”, salientou o especialista.

 

Mais Recentes

O alerta está aí: depois de arrasar com Espanha causando mortes, DANA está a caminho de Portugal. Por isso previna-se e saiba o que esperar

há 6 minutos

No mês da poupança tem mesmo de ler este livro de investimentos e manifesto de bem-estar financeiro

há 38 minutos

Amanhã, além de ser Dia das Bruxas é dia de greves: saiba em que setores e previna-se

há 48 minutos

Em caso de catástrofe sabe pontos oficiais para encontros existem em Lisboa?

há 52 minutos

O alerta foi dado pelo Infarmed: compras de bombas de insulina automáticas suspensa por razões de segurança

há 55 minutos

Gostava de vestir uma farda e trabalhar na policia? Curso para agente da PSP abre este ano

há 58 minutos

Hospitais passam a poder prescrever exames para utentes realizarem no setor convencionado

há 60 minutos

Como não ser um imbecil? Chegou o livro que os jovens precisam de ler, mas que os pais ou os avós não se aventuraram a escrever

há 1 hora

Óbito: Morreu André Freire, investigador e professor de Ciência Política

há 1 hora

Exclusivo para os verdadeiros fãs de maquilhagem: por 15 euros venha aprender todos os segredos desta arte

há 2 horas

A partir de hoje os dispositivos Samsung vão falar português de Portugal; além de descrever paisagens e sotaques do país

há 2 horas

Lidl ajuda a preparar uma época de Natal mágica com uma oferta exclusiva: desde 1,79 euros

há 2 horas

Atlas do Cancro: novos mapas de tumores incuráveis são luz ao fundo do túnel para tratamentos inovadores

há 2 horas

Lembra-se da atriz brasileira Maria Zilda? Veja como está a atriz, que tanta fama teve nas décadas de 80 e 90, aos 73 anos

há 3 horas

Se tem o sonho de ter um abdómen liso e tonificado conheça o truque simples da vassoura: perfeito para quem tem mais de 50 anos

há 3 horas

Há cada vez mais pessoas feridas ao comerem este alimento: acredite que todo o cuidado é pouco

há 4 horas

Esclareça todas as suas dúvidas: esta é a parte do pão que mais engorda

há 4 horas

Descobrimos a leguminosa que previne o cancro e que tem o dobro das fibras da lentilha

há 4 horas

Nunca mais vai perder um chapéu de chuva, pois não vai precisar dele: com esta invenção da Decathlon não se vai molhar ou sentir frio por menos de 30 euros

há 4 horas

Solidária e depois de ter terminado a quimioterapia, Kate Middleton presta apoio a estrela de cinema que sofre de cancro

há 4 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.