Partilhar

Cirurgia robótica: um sucesso no tratamento da obesidade

Conheça os números.

2 Março 2023
Sandra M. Pinto

O número de casos tem vindo a aumentar constantemente desde há décadas, com mais de 1,9 mil milhões de adultos, 340 milhões de crianças e adolescentes em todo o mundo a sofrer de obesidade. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 59% dos adultos e 29% das crianças da união europeia têm excesso de peso, ou são obesos. Esta prevalência tem consequências graves para a saúde, dado que a obesidade é, atualmente, responsável por mais de 1,2 milhões de mortes na Europa, a cada ano.

Em Portugal, a obesidade atinge 1,5 milhões de pessoas com mais de 18 anos, das quais 17,4% são mulheres e 16,4% são homens, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE). A OMS também adverte que a obesidade é o primeiro passo para outras patologias como a hipertensão arterial, diabetes tipo II, níveis elevados de colesterol e triglicéridos, problemas osteoarticulares, risco de sofrer de pelo menos 13 tipos diferentes de cancro, apneia do sono e problemas cardiovasculares.

Tratamento para a obesidade

Hábitos como o consumo excessivo de alimentos gordos, a falta de exercício, o sedentarismo ou, em suma, o desequilíbrio entre a ingestão e o consumo de calorias são os principais precursores desta doença, especialmente se forem conjugados com uma predisposição genética, metabólica ou hormonal. A educação e a adoção de hábitos de vida saudável, desde a infância, são essenciais para prevenir a obesidade, com uma boa dieta e exercício físico regular. Contudo, nos casos de adultos em que a doença se encontra numa fase avançada, existem diferentes tratamentos: farmacológicos e técnicas endoscópicas – acompanhados de dieta e exercício – para casos de sobrepeso e obesidade menos acentuada, ou cirurgia, para casos de obesidade mórbida.

Cirurgia robótica minimamente invasiva

Atualmente, a cirurgia bariátrica é o único tratamento eficaz e minimamente invasivo para alcançar uma perda de peso significativa e sustentada, em pacientes com obesidade grave. Esta técnica consiste numa redução da capacidade do estômago, e há casos em que também é realizada uma restrição na absorção de nutrientes, tendo em conta as características de cada paciente. A utilização do sistema robótico da Vinci, a tecnologia mais avançada em cirurgia robótica, permite numerosos benefícios neste tipo de intervenção, tanto para o paciente como para o cirurgião. No ano passado, a Excelência Robótica reporta que foram realizadas 920 operações com o sistema robótico da Vinci para esta patologia, mais 87% face às 491 registadas no ano anterior, na Península Ibérica.

Algumas das vantagens desta técnica cirúrgica são a comodidade do cirurgião, que está sentado enquanto opera o sistema robótico da Vinci, minimizando o cansaço e aumentando a tranquilidade, dado que esta técnica implica muito menos riscos do que a cirurgia tradicional. Para o paciente, com este método a cirurgia bariátrica pode ser realizada de forma minimamente invasiva e com grande precisão. Graças à visão 3D imersiva que pode ser ampliada até 10 vezes, a precisão com que a intervenção é realizada atinge ótimos resultados e tanto o tempo de internamento como o período pós-operatório são consideravelmente reduzidos, o que permite ao paciente retomar a vida normal em poucos dias, com menos dor e menor risco de infeções, ou necessidade de novas intervenções.

 

Mais Recentes

Chegou a época mais fria e como tal importa tratar bem da pele: saiba aqui a melhor forma de o fazer

há 50 minutos

Conheça os segredos que as mulheres escondem, mas que querem que os homens descubram

há 54 minutos

Se não quer envelhecer mais depressa não durma com roupas apertadas

há 56 minutos

Nem lentilha nem feijão: conheça a leguminosa que deve consumir para ficar com a barriga lisa

há 1 hora

TAP Air Portugal vai ter duas novas rotas para os EUA: vão ligar diretamente Lisboa a Los Angeles e o Porto a Boston

há 2 horas

Procedimento totalmente inovador promete ser a revolução do tratamento na neoplasia prostática

há 2 horas

Vila Galé inaugura novo resort no Ceará destacando o bem-estar e experiências únicas

há 2 horas

Isto é o que acontece ao corpo se comer batatas todos os dias, alertam especialistas

há 3 horas

Opinião: «Excessos na época festiva e o impacto na saúde do fígado», Arsénio Santos, presidente da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado

há 4 horas

Precisa de dinheiro? Estes são os signos que (muito provavelmente) vão ficar ricos em 2025

há 4 horas

UE adota recomendação para a criação de espaços sem tabaco ao ar livre

há 4 horas

Investigadores portugueses recebem bolsas do Conselho Europeu de Investigação

há 4 horas

E se o desafiassem para dizer adeus a 2024 num evento de entrada gratuita e com provas de chocolates de borla: aceitava?

há 6 horas

Dia Internacional dos Portadores de Alergia Crónica: «É muitas vezes subestimada e afeta a qualidade de vida de milhões de pessoas», Tiago Rama, imunoalergologista

há 6 horas

Especialistas descobrem sintoma que prevê com precisão quem terá um ataque cardíaco nos próximos 2 anos

há 6 horas

“No inverno tudo piora”: campanha apela à solidariedade para mudar as condições de vida de quem é forçado a fugir da guerra e do frio

há 6 horas

Quer comprar um termoacumulador, mas não sabe o que escolher? Estes são os pontos mais importantes a considerar

há 7 horas

Médicos reforçam a importância de cuidar do coração durante a época festiva

há 7 horas

Opinião: «Após uma doença ou acidente, quem pode e quem quer, tem direito a voltar ao trabalho », Mónica Salazar, diretora do CRPG – Centro de Reabilitação Profissional

há 7 horas

Especialista revela o que nunca se deve fazer quando se está constipado

há 7 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.