<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Coisas que destroem um casamento: evite-as!

8 Março 2023
Sandra M. Pinto

Ora fique a par de todas.

John Gottman, psicólogo norte-americano lançou recentemente o livro “What Predicts Divorce” .

A obra resulta de mais de 40 anos de pesquisa sobre casais e relacionamentos amorosos. Gottman identificou diversos fatores que podem levar ao fim do casamento, sendo o principal a falta de respeito, associado a outras deceções.

Falta de respeito

A falta de respeito pode manifestar-se de diversas formas, como insultos, humilhações e desvalorização do parceiro. Nesse caso, foi identificada como a queixa mais recorrente em separações, conforme a pesquisa realizada com mais de 40 mil casais de diferentes idades.

Críticas em excesso

As críticas em excesso geram um clima de negatividade e desencorajamento, que resulta no desgaste da relação a longo prazo. Destacar apenas pontos negativos em alguém quebra qualquer laço e afinidade, evidenciando uma relação nada saudável.

Ficar na defensiva

Permanecer na defensiva é uma reação natural diante de críticas ou acusações, mas quando se torna constante pode dificultar a resolução dos problemas. Quem não consegue avaliar de forma crítica o próprio casamento, deixa de desenvolver capacidades emocionais importantes.

Problemas de comunicação

Os problemas de comunicação envolvem dificuldades em expressar sentimentos, compreender o ponto de vista do parceiro e chegar a acordos satisfatórios. Os ruídos começam assim que o diálogo é negligenciado, prejudicando a conexão do casal.