Se estiver no Litoral prepare-se para dias em que as condições para a praia não são as melhores, devido ao vento intenso e persistência de neblinas. No interior do país o calor vai ser uma constante nos próximos dias, embora sem excessos.
O estado do tempo vai ficar marcado pela presença de um anticiclone frágil e afastado, e uma depressão em cavamento a Norte dos Açores, que nos próximos dias deverá ficar ‘presa’ num bloqueio anticiclónico entre os Açores e o Norte da Europa – este tem sido o padrão atmosférico mais comum ao longo deste verão, e assim vai continuar nos próximos dias. Este tipo de situação é favorável a ventos de noroeste, maior humidade, e temperaturas menos elevadas.
De acordo com o IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera – para esta quinta-feira pode contar com «céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de mais nebulosidade até ao final da manhã no litoral oeste, podendo essa nebulosidade persistir em alguns locais da faixa costeira da região Centro com possibilidade de ocorrência de chuvisco até ao início da manhã».
Pode também haver «aumento temporário de nebulosidade no interior da região Norte com possibilidade de ocorrência de aguaceiros, acompanhados de trovoada, mais prováveis em zonas de montanha», sendo que o vento vai soprar «fraco a moderado (até 30 km/h) predominando de noroeste, soprando por vezes forte (até 40 km/h) nas terras altas e na faixa costeira ocidental a partir da tarde” – haverá também a “possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do Norte e Centro».
«Pequena descida da temperatura máxima nas regiões do Norte e Centro», e «pequena subida de temperatura no sotavento algarvio».
Temperaturas
Lisboa – entre 19 e 27 graus
Porto – entre 17 e 24 graus
Braga – entre 17 e 30 graus
Bragança – entre 18 e 34 graus
Viana do Castelo – entre 17 e 24 graus
Aveiro – entre 19 e 24 graus
Viseu – entre 16 e 29 graus
Coimbra – entre 18 e 26 graus
Guarda – entre 15 e 29 graus
Santarém – entre 19 e 30 graus
Évora – entre 16 e 35 graus
Setúbal – entre 19 e 31 graus
Beja – entre 17 e 35 graus
Faro – entre 22 e 35 graus
Funchal – entre 22 e 27 graus
Ponta Delgada – entre 21 e 27 graus.
Faro, de acordo com o IPMA, é o único distrito do país sob aviso amarelo devido ao calor forte que se fará sentir – termina às 21 horas desta sexta-feira.