Ingrediente popular em produtos de cuidados da pele como soros, cremes anti-rugas e hidratantes, o retinol faz parte de uma família de compostos chamados retinoides. Embora todos os retinoides sejam derivados da vitamina A, as suas propriedades variam.
Na camada externa da pele, a epiderme, o retinol esfolia para remover a sujidade, as células mortas da pele e a oleosidade dos poros, o que pode ajudar a prevenir a formação de espinhas.
A verdade é que também funciona sob a pele, ao contrário do que acontece com muitos outros tratamentos para a acne. Pequenas moléculas penetram na camada intermediária da pele (a derme), onde o retinol estimula a produção de colágeno e elastina.
Ambos os compostos combatem a acne indiretamente, reduzindo o aparecimento de poros e cicatrizes de acne ao longo do tempo.
Ao experimentar um produto com retinol, é importante seguir as instruções e aplicar de forma gradual, pois pode acontecer um pouco de vermelhidão ou irritação no início, até que a pele se ajuste ao retinol.
Comece por adicionar o produto à sua rotina de cuidados de pele uma noite por semana. Para reduzir o risco de irritação, lave o rosto e espere meia hora antes de aplicar o retinol.
O retinol é melhor ser aplicado à noite, pois pode aumentar a sensibilidade da pele ao sol. Quando sair de casa, use protetor solar para proteger o rosto.
O retinol é uma forma natural de vitamina A , mas não significa que não tenha efeitos colaterais:
- secura
- irritação
- comichão
- descamação
- vermelhidão
- sensibilidade ao sol