<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Com o avançar da idade, perder peso é mais difícil, mas é possível

18 Outubro 2022
Sandra M. Pinto

basta por em prática o treino metabólico

Normalmente a dificuldade em perder peso é associada à velocidade do metabolismo. Este processo consiste em transformar gordura em energia para ser gasta em atividade física. Quando isso não acontece, esta energia permanece no corpo, alojada sob a forma de gordura.

Com o avançar da idade, o nosso metabolismo torna-se mais lento, mas o personal trainer Ngo Okafor considera que o problema não é esse. “Não é o metabolismo que fica mais lento. Somos nós”. Vários estudos contrariam esta tese, mas há nela alguma verdade.

Entre os 20 e os 60 anos, o corpo humano começar gradualmente a perder músculo e a ganhar gordura. A zona abdominal torna-se, neste período, particularmente crítica.

Havendo uma alteração dos níveis de massa muscular e massa gorda, e sendo o metabolismo impulsionado pela quantidade de músculo, é normal que o processo se torne mais lento.

Para contornar este problema, é necessário adaptar o treino à idade, estimulando a formação de músculo com exercícios que ativem o próprio metabolismo e favorecendo o ganho de massa muscular – chama-se a isto treino metabólico.