Como começar (e acabar) de escrever um livro de memórias após os 50

Prepare a sua caneta… ou talvez o seu teclado. Estas dicas vão ajudar.

Sempre teve vontade de um dia escrever um livro? Após décadas de experiência de vida, de viagens e de inúmeras memórias, este pode ser o melhor momento para arriscar e iniciar este exercício de escrita.

Independentemente do motivo que o leva a querer escrever, esta será sempre uma tarefa difícil de concretizar. Pode tornar-se numa missão extremamente frustrante, caótica e avassaladora… muito semelhante à aventura de educar uma criança.

Muitas dúvidas irão surgir. Como estruturar a obra? Como escrever as transições entre cenas e capítulos? Como tornar a história interessante? Felizmente não terá que enfrentar este processo totalmente sozinho e existem um conjunto de dicas que podem ajudar qualquer novato a melhorar os seus skills e organização.

Eis apenas alguns dos principais conselhos:

  1. Inscreva-se num curso de escrita

Se quer escrever um livro ou romance, é extremamente importante que aprenda mais sobre a arte de escrita. Existe uma oferta grande deste tipo de cursos e workshops que o podem ajudar neste processo. Caso não conheça nenhum curso perto de si, saiba que pode sempre contar com a existência de cursos online de escrita que o podem ajudar a definir o seu estilo e gênero de escrita.

Participar neste tipo de iniciativas é também uma forma de conhecer outras pessoas, aspirantes a escritores ou não, que o poderão acompanhar nesta jornada. Partilhe e compare a sua experiência com os outros, vai ver o que irá ajudar a sentir menos sozinho.

  1. Organize-se

O primeiro passo é fazer um brainstorming e draft de ideias que criem a base para todo o projeto. Existem certas estruturas que poderá seguir (como a regra dos 3 atos). Isto irá ajudar a manter a continuidade ao longo de toda a história e a “balizar” todo o seu trabalho.

Comprometa-se com um número de palavras ou páginas diárias que pretende escrever e defina um horário de trabalho que terá que respeitar.

  1. Use ferramentas uteis

O Word não precisa necessariamente de ser a sua única escolha para processador de texto. A verdade é que existem outras soluções, muitas delas gratuitas como yWriter que podem ser melhor opções. Este tipo de software é pensado de propósito para escritores e permite organizar o seu processo de escrita em capítulos e cenas. Inclui ainda mecanismos de pesquisa de certos detalhes como os locais ou personagens.

  1. Encontre um bom editor

A escrita é um processo. O feedback é uma parte integral de toda a construção de uma obra literária. Qualquer escritor de sucesso tem também um editor que consiga olhar para o seu texto e aconselha-lo, dando algumas sugestões de como poderá desenvolver os seus conceitos, estrutura e conteúdo.

  1. Participe em conferências literárias

Uma das partes mais difíceis de todo o processo de escrita é manter-se motivado. Se escrever durante longas horas, todos os dias, este exercício pode começar a assemelhar-se a um trabalho de escritório desgastante.

Frequentar conferências literárias pode ser a forma ideal de voltar a sentir-se apaixonado pela arte de escrita. Dando assim uma força maior ao seu desejo de publicar o seu próprio livro. Aqui terá a oportunidade de aprender mais sobre toda a indústria e conhecer pessoas inspiradoras.

  1. Mantenha-se resiliente

Mesmo com todo o apoio do Mundo, podem existir momentos em que sinta que a sua escrita não passa apenas de um exercício infantil, ao invés de um processo sério. Outras exigências profissionais ou pessoais podem tornar-se mais evidentes, exigindo mais do seu tempo. Sobretudo se tiver uma outra profissão esta pode ser uma situação complicada de gerir.

Não desista. Mantenha-se concentrado no seu objetivo. Vai ver que no final quando o livro estiver terminado vai sentir uma gratificação sem igual.

Ler Mais