A atriz Carla Andrino e a artista Ana Bacalhau testemunharam como encaram o avançar da idade numa talk inspiradora no Women Aging Summit no passado sábado, dia 11 de março, no Museu da Eletricidade.
A psicóloga Filipa Jardim da Silva foi moderadora de uma talk intimista de Dove, no Women Aging Summit, no fim-de-semana passado.
Segundo o mote “A beleza não tem limite de idade”, a psicóloga desafiou Carla Andrino e Ana Bacalhau a falarem acerca do impacto que o envelhecimento tem na sua autoestima e quais os mecanismos necessários para encararem este processo de forma natural.
Perante os dados do estudo desenvolvido pela marca, a atriz Carla Andrino refere a urgência de percecionar a menopausa sem tabus: “Estou na menopausa? Sim, estou na menopausa. E isso implica o quê? Tem oscilação de peso? Sim. Tem retenção de líquidos? Sim. Tem redução na líbido? Sim. Tem flacidez? Sim. (…) Estou a envelhecer, podia nem sequer estar a envelhecer, podia nem cá estar, por isso não envelhecia. Morria linda, mas tinha morrido aos 40. Estou aqui, ainda por cima depois de ter passado um episódio de cancro da mama que passei… estou viva, estou aqui!”. Após recordar este episódio, a atriz reforça de que forma deve ser encarado o envelhecimento, deixando uma palavra de alento a todas as mulheres presentes no evento: “Eu não sou aquilo que acontece, sou aquilo que eu faço com aquilo que me acontece”.
Já a artista Ana Bacalhau aborda outra das temáticas referenciadas no estudo, a discriminação sentida por parte das mulheres, no seio da sua profissão: “Se calhar, o envelhecimento é visto com uma dureza maior para as mulheres do que para os homens, na minha área”. Enaltecendo ainda, com alguma tristeza, que: “Existe esta sensação de que as mulheres mais novas vêm substituir as mulheres mais velhas, que a sociedade já não tem uso para as mulheres mais velhas”. A artista remata a conversa deixando uma mensagem clara: “É preciso deixarmos cair as ideias feitas que temos sobre a idade. O que é isto do envelhecimento? É tirar ou somar? Para mim é somar!”.
Marta Quelhas, responsável Dove, enquadra a pertinência da abordagem da temática do envelhecimento feminino acrescentando: “Não é um tema novo para a marca, há muitos anos que Dove trabalha a autoestima, e quer perceber o que impacta a autoestima das mulheres em todas as etapas da sua vida”. Fechando a talk referindo a importância do papel ativo das marcas: “O nosso propósito, como felizmente começa a ser reconhecido e seguido por outras marcas também, é que a beleza seja uma fonte positiva de confiança, uma fonte de boa energia e não de ansiedade. Cada mulher tem a sua beleza!”. Deixando por fim uma mensagem acerca do processo de envelhecimento: “Eu não consigo conceber que a mulher fique encurralada no seu período fértil (…) Pode e deve falar-se da menopausa, vamos quebrar tabus! Vamos ajudar todas as mulheres, as nossas famílias e parceiros a desmistificar e a lidar melhor com aquela que é só mais uma fase natural da vida mulher.”