“É muito parecido com o regresso das crianças à escola após as férias de verão, mas é intensificado porque muitas pessoas estão em casa há quase um ano e meio,” comentou Kelly Sopchak, professora de psicologia da Universidade Texas A&M (EUA).
À medida que se aproxima o momento de os colaboradores voltarem a trabalhar nos escritórios e os alunos voltarem às escolas, os níveis de stress e ansiedade aumentam.
A professora Sopchak refere alguns conselhos para que todos possam navegar bem por mais esse mar de incerteza.
1. Volte devagar
Se você tiver a opção, tente fazer uma transição de volta para o trabalho e a escola presencial, em vez de voltar 100% de uma vez.
“Passar de trabalhar em casa cinco dias por semana para trabalhar no escritório cinco dias por semana é um grande salto,” aconselha Sopchak. “Tente voltar apenas um dia por semana durante um tempo para ir se acostumando.”
2. Estabeleça transições claras
Para os pais, voltar ao escritório irá significar perder pequenos momentos, como abraços antes da hora da soneca ou passeios em família ao meio-dia.
Mas também significa ficar algum tempo separados, visitar colegas de trabalho e voltar a se movimentar.
Concentrar-se nos aspetos positivos do regresso ao escritório pode ser uma ótima maneira de controlar a ansiedade, processar a transição e ter coisas pelas quais você anseia.
3. Abrace as novidades
As habilidades sociais podem estar um pouco enferrujadas depois de ficar em casa durante mais de um ano, mas a estranheza deve passar depois de estarmos de volta ao mundo.
O retorno ao escritório envolverá lidar com convites para eventos sociais não relacionados ao trabalho, o que pode ser stressante para alguns.
“Conheça seus limites e não tenha medo de comunicá-los. Se você vai fazer algo e depois sentir-se ansioso por isso nas próximas duas semanas, provavelmente não deveria fazê-lo,” aconselha Sopchak. “Por outro lado, se você convidar alguém para almoçar e ele disser não, saiba que não tem nada a ver com você. Tem a ver com o quão confortável a pessoas está nessa situação.”
4. Enfrente o stress e a ansiedade
“Preste atenção ao seu corpo,” diz Sopchak. “Se está a senti mais stress e ansiedade, há coisas diferentes que você pode fazer para lidar com a situação.”
A respiração profunda funciona para algumas pessoas, e exercícios de atenção plena podem ajudar. A psicóloga conta que ela própria mantém uma aplicação de atenção plena no telemóvel – quando se sente stressad, oprimida ou ansiosa com alguma coisa, ela ouve uma meditação guiada e reduz os sentimentos a um nível que ela possa controlar.
Para algumas pessoas, essas estratégias podem não ser eficazes. Nesse caso, considere procurar ajuda profissional.
5. Aproveite experiências passadas
A pandemia tem sido difícil para a maioria das pessoas.
“É difícil lidar com a mudança, mas espero que essa mudança seja mais fácil porque temos mais resiliência agora do que tínhamos em março de 2020,” disse Sopchak. “O meu palpite é que, para muitas pessoas, vai parecer realmente assustador no início, mas depois da primeira semana, vamos sentir que podemos lidar com isto.