A easyJet marcou presença no Portugal Air Fashion, que assinalou o encerramento do Portugal Air Summit, que decorreu em Ponte de Sor. A companhia aérea apresentou ao público os seus uniformes reciclados, que fazem parte de um plano mais alargado de sustentabilidade, e que permitem, ao fim de cinco anos, evitar que 2.700.000 garrafas de plástico vão parar aos oceanos.
O desfile de modelos foi acompanhado pelo desenhista italiano Claudio Marinaccio, autor do um romance gráfico “Trentatré raggi ionizzanti” (Feltrinelli Comics), e colaborador regular de revistas e jornais nacionais italianos e internacionais como a Rolling Stone, La Stampa ou Corriere della Sera. O desenhista produziu em direto uma banda desenhada do evento. (Segue em anexo a este Comunicado de Imprensa)
«Cada uniforme é composto por 45 garrafas de água e são fabricados pela Northern-Ireland com recurso a um material exclusivo de alta tecnologia e produzido através da utilização de fontes de energia renováveis. O seu tecido reduz o desperdício de plástico e confere uma pegada de carbono 75% menor do que o poliéster tradicional», avança a companhia.
Estes uniformes, que são utilizados pelos tripulantes de cabine e pelos pilotos, foram anunciados em agosto de 2021. São mais resistentes à abrasão em comparação com a alternativa não reciclada e proporcionam ainda mais elasticidade, facilitando o ajuste e oferecendo mais conforto aos tripulantes. São também mais duradouros, o que reduz a necessidade de produzir uma grande quantidade de uniformes a longo prazo.
A empresa incorporou ainda nos uniformes materiais recicláveis e biodegradáveis, nomeadamente através da substituição das tiras de colarinho (de plástico) por tiras de cartão reciclável e da troca dos clipes de plástico das camisa para clipes de metal.