A pergunta que dá título ao livro Porque É Que Fiquei? – Liberte-se de relações traumáticas com pessoas narcisistas, da psicoterapeuta Anne Clotilde Ziégler, é a mesma com que muitos dos seus pacientes se interrogam depois de saírem de uma relação de abuso. «Ficam com um sentimento de incompreensão e de vergonha, comum a todas as vítimas de abuso, que as acompanha durante muito tempo. Foi sobretudo para elas que escrevi este livro», afirma a autora.
Com uma linguagem prática, acessível e direta, Anne Clotilde Ziégler explica o que são relações abusivas e dá pistas para que se identifique presas (vítimas) e predadores (narcisistas). «No início de uma relação, o predador projeta uma fachada essencialmente artificial e falsa, o que não é o caso de uma pessoa que adota comportamentos normais de charme. (…) Baseia-se num narcisismo patológico e grandioso que transmite uma imagem distorcida e idealizada de si próprio, que o predador encena, na qual pretende que os outros acreditem e na qual ele próprio acaba por acreditar, de uma forma quase delirante.»
Anne Clotilde Ziégler afirma que depois de se viver uma relação desta natureza, da qual nem sempre é fácil sair, é possível encontrar um rumo. «Uma vez concluído o caminho de saída da relação de domínio, este permite muitas vezes que a presa desenvolva a sua consciência, o seu poder, e o seu talento para a felicidade.»