<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Conheça a nova obrigatoriedade nos pagamentos bancários: entra em vigor este mês e é para o seu bem

Os pagamentos para entidades através do sistema bancário português vão passar a apresentar o nome do destinatário a partir de 19 de Maio, através de uma norma do Banco de Portugal (BdP) que pretende combater a fraude bancária.

O aviso já tinha sido emitido em Novembro e, depois de um período de consulta pública e de adopção das alterações pelas entidades envolvidas, deverá entrar em vigor em maio deste ano.

Este é o mais recente mecanismo do BdP para evitar fraudes no sector, depois de, no ano passado, também em Maio, ter entrado em vigor uma solução para identificar o titular da conta através do IBAN, aquando de uma transferência.

A nova funcionalidade vai permitir identificar quem é o destinatário de um pagamento, que poderá estar hoje oculto através de serviços contratados.

A medida segue a implementação, em Maio, da confirmação de beneficiário, que identifica o nome do primeiro titular da conta associada ao IBAN indicado.

Segundo dados do BdP, entre 20 de Maio do ano passado e 5 de Março deste ano foram realizadas 112 milhões de consultas de confirmação de beneficiário de transferências.

Os dados divulgados pelo regulador registam ainda, entre Maio e Agosto do ano passado, descidas de 78% no número de casos de fraude e de 61% do valor das transferências em casos de fraude.

De acordo com o BdP, o montante da fraude por manipulação de destinatário passou de uma média mensal de 766 mil euros entre Janeiro e Maio, para 441 mil euros entre Junho e Agosto.

Mais Recentes

Ninguém para o Benfica: muito menos quanto o assunto é disciplina

há 54 segundos

Gostava de trabalhar na Mercadona? Esta pode ser a sua oportunidade (e o salário pode chegar aos 4900 euros/ mês)

há 12 minutos

Itália despede-se com tristeza: «Agradecemos o profissionalismo e a dedicação»

há 19 minutos

Mudanças no Sporting: guarda-redes deixa equipa

há 22 minutos

Autoridades alertam: «Qualidade do ar piora a partir de 6.ª feira em Portugal», e este é o motivo

há 24 minutos

Esclerose múltipla: Doentes esperam em média três anos por diagnóstico

há 29 minutos

Cascais lança ferramenta inovadora que transforma viagens em impacte local positivo

há 36 minutos

Esclerose múltipla: Sociedade pede urgência no diagnóstico e acesso a medicamentos

há 51 minutos

Dia Europeu dos Vizinhos: Dicas para ser o vizinho preferido do condomínio

há 51 minutos

Opinião: «O que é o lúpus eritematoso sistémico?», Diogo Fonseca, médico reumatologista

há 1 hora

E se fosse consigo? Este voo esteve sem piloto durante 10 minutos

há 17 horas

Oslo é a cidade mais stressante para conduzir na Europa: a segunda fica em Portugal

há 17 horas

Shawn Mendes acaba de anunciar concerto em Portugal

há 17 horas

Sugestões de leitura da Forever Young para mimar a criançada

há 17 horas

Rendimento Social de Inserção: saiba se tem direito e como o pedir

há 17 horas

Imagine que ao acordar tinha um navio cargueiro no quintal: aconteceu na Noruega

há 17 horas

Conheça a nova obrigatoriedade nos pagamentos bancários: entra em vigor este mês e é para o seu bem

há 18 horas

Estados Unidos estão em alerta com a chegada «do parasita que come pessoas»

há 18 horas

Depois dos bebés é a vez dos animais de estimação: cães reborn andam de trela e vão à tosquia (veja o vídeo)

há 19 horas

Sabe quanto ganha a Mercadona por cada 100 euros que se gasta lá em compras?

há 19 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.