Partilhar

Conheça as regras de ouro para fazer compras na Black Friday

Nada como prevenir para não ter de remediar.

27 Outubro 2022
Sandra M. Pinto

Numa altura em que 44% dos europeus se sentem mais ansiosos devido ao atual clima económico, de acordo com um estudo realizado em setembro de 2022 pela Emma- The Sleep Company, é mais importante do que nunca estar consciente financeiramente, investindo no que dá retorno a curto, médio e longo prazo.

Para ajudar nisso, a Emma assinala o Dia Mundial da Poupança partilhando dicas sobre como trazer de volta a alegria à Black Friday e evitar compras por impulso, arrependimentos imediatos e dívidas desnecessárias.

Todos adoram um bom negócio. A ideia de poupar dinheiro enquanto se consegue algo que realmente se quer tem um apelo em massa. No entanto, esta oportunidade anual (Black Friday, o dia de compras mais movimentado do ano) pode não ser tudo o que parece por duas razões: em primeiro lugar, porque às vezes o que as pessoas querem não é algo que realmente precisam; em segundo lugar, porque o número de ofertas disponíveis tende a deixar os consumidores sobrecarregados e mais propensos a fazer compras por impulso que são decisões menos racionais, sem um sentido claro de prioridade. É por isso que 42% dos consumidores lamentam as compras da Black Friday, com os produtos eletrónicos a serem a compra de que mais se arrependem.

Dar prioridade à saúde mental e física, bem como ao bem-estar geral, é fundamental para lidar com a ansiedade e o stress causados pelo aumento do custo de vida. Com isso em mente, os especialistas de Emma partilham as cinco regras de ouro para maximizar as poupanças na Black Friday e comprar o que realmente importa:

1. Fazer uma lista

58% das compras na Black Friday são compras por impulso. Desafie isso, escrevendo o que realmente precisa, o que realmente lhe faz falta e se compraria esse item específico, caso a Black Friday não existisse. Certifique-se que responde às seguintes questões:

· Como vai melhorar a minha vida?

· Durante quanto tempo?

· Quem beneficia desta compra?

2. Criar um orçamento

Calcule o orçamento que tem disponível e estabeleça um limite para quanto pode gastar nas compras da Black Friday. Esta estratégia irá ajudá-lo a priorizar as suas escolhas e evitar que a Black Friday se torne um momento de despesas excessivas. E se surgir uma oportunidade que não estava prevista? Mais uma vez, coloque a si mesmo as seguintes questões:

· Preciso disto?

· Vou usá-lo regularmente?

Se ambas as respostas forem positivas, e se se mantiver fiel ao seu orçamento, então é menos provável que se arrependa desta compra inesperada.

3. Faça compras online

Fazer compras em lojas físicas pode aumentar a probabilidade de compras por impulso: a azáfama pode tirar-lhe a paciência e a capacidade de pesar racionalmente a sua compra, assim como os vendedores que também podem ter influência. É também mais difícil e demorado comparar preços nas lojas. Assim, a Emma recomenda que compre online na Black Friday, sempre que seja possível.

4. Dê a si mesmo tempo

A Black Friday pode fazê-lo acreditar que tem um tempo limitado e que se não for o primeiro a comprar, perderá a sua oportunidade. Esta pressão artificial leva a escolhas desnecessárias e precipitadas. Os consumidores tendem a concentrar as suas compras no dia da Black Friday, quando a maioria das marcas têm os mesmos descontos por períodos muito mais longos, incluindo as semanas anteriores e posteriores.

De acordo com os dados da Emma de 2021, a Black Friday é quando o maior pico acontece, seguido de perto pelo domingo seguinte, com mais do dobro das compras que a média para o resto do período de descontos. A hora mais popular para fazer encomendas é entre as 20h e as 21h e o tempo menos popular é entre as 2 e as 4 da manhã. Pense bem, dê tempo para avaliar as circunstâncias e comprar quando tiver certeza da sua decisão.

5. Pense no tempo de vida do produto

As 10 principais categorias de produtos mais comprados em todo o mundo durante a Black Friday são vestuário, dispositivos eletrónicos, calçado, cosméticos e perfumes, eletrodomésticos, presentes, produtos infantis, livros, acessórios desportivos e lingerie — a maioria deles não essenciais e de curta duração. Para trazer alegria à sua Black Friday, pense em comprar um produto com uma vida útil maior, algo que terá um impacto positivo na sua vida durante o maior tempo possível. Desta forma, será mais fácil pensar na Black Friday como um período de poupanças e não de despesas.

Mais Recentes

Benefícios do ioga para pessoas com mais de 55 anos: não deixe para amanhã o que…

há 14 minutos

Cientistas criam teste sanguíneo que permite detetar precocemente doença de Parkinson

há 15 minutos

Bem estar após os 50 anos: siga estas 7 dicas

há 36 minutos

Se vai andar na estrada cuidado: PSP inicia hoje operação Páscoa em segurança

há 49 minutos

Já é possível renovar o Cartão de Cidadão através da app gov.pt

há 17 horas

Autoridades emitem alerta urgente sobre a presença de pedras num chocolate vendido aqui bem perto

há 18 horas

Recolhidos vários lotes de produtos cosméticos devido à elevada presença de microrganismos

há 19 horas

Pânico instalado: milhares de toneladas de azeite enviadas com urgência para os EUA

há 19 horas

Opinião: «Quando o clima muda, o corpo responde», Deolinda Chaves Beça, médica de família

há 19 horas

Franjas: sim ou não para as mulheres com mais de 50 anos?

há 20 horas

TAP recebeu prémio internacional

há 22 horas

Se tem mais de 50 anos e vai começar a correr, é isto que precisa de saber

há 22 horas

Óbito: Morreu Ioannis Vasilopoulos, designer das capas de álbuns dos Bon Jovi

há 22 horas

Óbito: Morreu a modelo Güler Erdogan, conhecida por ser ‘Miss Europa’

há 22 horas

Estes são os 20 melhores aeroportos do mundo: estará Portugal na lista?

há 23 horas

Nem gerânio nem lavanda: esta é a planta mais resistente (e bonita) para decorar a varanda

há 23 horas

Cirurgia bariátrica: será uma boa escolha para emagrecimento das mulheres com mais de 50 anos?

há 23 horas

Organização de consumidores garante: «este é o melhor creme antienvelhecimento para mulheres com mais de 50 anos»

há 24 horas

Para colocar em prática: dicas certas para fazer novos amigos depois dos 50 anos

há 24 horas

Nem retinol nem ácido hialurónico: elimine manchas e rejuvenesça o rosto 10 anos com este creme Nivea

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.