<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Conheça as vantagens e fique a par dos desafios de trabalhar para fora a partir de casa

25 Maio 2023
Sandra M. Pinto

Saiba mais sobre o tema já de seguida.

A posição de uma empresa relativamente ao trabalho remoto é cada vez mais um fator que influencia a tomada de decisão no que toca a um novo trabalho ou até na função atual. Esta é uma característica que se destaca na hora de decidir e é cada vez mais valorizada em comparação com muitos outros fatores.

Rita Simões, Lead Operations Manager da Kelly, questionada com a juvenilidade do novo fenómeno, que é o trabalho remoto, explica que “efetivamente não é nenhuma novidade, desde 2015 temos visto um grande investimento em Portugal de serviços partilhados, mas foi com a pandemia que esta ideia de trabalho remoto veio a consolidar-se.”

Questionado acerca dos dados atuais sobre as diferentes situações dos colaboradores, Gonçalo Hall, CEO da NomandX, afirma que “18% da força de trabalho, em Portugal, trabalha remotamente. Algo impensável em 2019, quando o trabalho remoto ainda era mal visto. Estamos a normalizar o trabalho remoto. O que é curioso é que há um aumento de 5,5% em relação ao último trimestre de 2022. Temos agora quase um efeito de pendulo, no sentido contrário ao efeito pós-pandemia, em que existe um aumento das pessoas que trabalham em casa. A nível mundial, entre 3 e 5 anos, 30% da força de trabalho estará a trabalhar de forma remota”.

Deste modo, é necessário perceber qual é que pode ser o papel das empresas portuguesas nesta nova fase do mundo laboral e, ainda, olhar para os diferentes resultados que esta modalidade pode trazer, tanto para as empresas como para os colaboradores. É, por isso, um grande desafio para as empresas portuguesas.

“A única forma de serem competitivas na atração e retenção de talento é oferecer flexibilidade. E quando falamos em flexibilidade não é aquele híbrido de três ou dois dias ou com tempo obrigatório.”, diz Gonçalo Hall. “O trabalho remoto é uma nova metodologia de trabalho, é completamente diferente de trabalhar no escritório, completamente contra o ‘presentarismo’ e é primariamente assíncrona. Ironicamente o trabalho remoto é muito mais centrado no ser humano e muito mais centrado nas necessidades do indivíduo”, explica.

Sobre trabalhar para fora do país a partir de casa, Rita Simões afirma: “Os benefícios são claros. Em primeiro lugar temos um vencimento mais elevado do que a média praticada no mercado nacional, em segundo, temos literalmente um mundo de possibilidades. A verdade é que não temos de nos cingir às ofertas de emprego que existem unicamente no nosso país. Além disso, tendo em consideração que tudo isto é remoto, dá-nos a possibilidade de ter um work-life balance que é incomparável”, é a opinião da Rita Simões relativamente aos diferentes benefícios que a prática desta modalidade traz.

Gonçalo Hall apresenta também o outro lado: “mas há desafios. A cultura de start-ups dos Estados Unidos da América é uma cultura em que é normal uma pessoa trabalhar 50 a 60 horas por semana e isto não acontece em Portugal. Na América esta cultura de ‘hustling’ é normal e muito vincada, então também temos de ter em conta a cultura das empresas para onde trabalhamos, para não termos estes choques culturais, que são um dos maiores desafios.”

Assim, com a importância cada vez maior de um work-life balance bem estabelecido é necessário manter o diálogo relativo às diferentes dinâmicas laborais para que cada colaborador se sinta bem recebido e uma peça fundamental dentro da organização, independentemente do registo laboral. A par disto, o trabalho remoto, quer para empresas nacionais, quer para empresas internacionais, não parece deixar de ser uma tendência e aparenta vir a tornar-se numa exigência dos colaboradores na hora de tomada de decisão.

Mais Recentes

Octant Évora abre as portas da Enoteca: uma experiência enogastronómica única no Alentejo

há 2 horas

Bebidas energéticas contêm um ingrediente que acelera o desenvolvimento de cancro no sangue

há 3 horas

«Cérebro congelado»: este é o grande mal do nosso tempo, diz especialista

há 3 horas

Se já só pensa nas férias, saiba que estes são os 30 países a visitar em 2025 (Portugal está na lista)

há 3 horas

Surpreenda-se: estes alimentos têm uma hormona que ajuda a perder peso

há 4 horas

De forma natural, aprenda como aumentar a testosterona depois dos 50 anos

há 4 horas

«Inclua este fruto seco no pequeno-almoço e melhore o seu desempenho durante a tarde», revelam especialistas

há 4 horas

Óbito: Morreu o realizador e guionista espanhol Mariano Ozores

há 4 horas

Estudo confirma que a típica máquina de lavar roupa pode esconder riscos para a saúde

há 5 horas

Consumidores europeus processam 7 companhias aéreas por cobrarem (indevidamente) bagagem de mão

há 5 horas

Autoridades vão começar a verificar os porta-luvas de milhares de carros: este é o item obrigatório em todos os veículos

há 5 horas

Esta vitamina ajuda a prevenir cataratas e melhora a visão

há 6 horas

«Se acha que esta é “comida de pobre” está muito engando», avisa especialista

há 6 horas

Festival da Canção: investigação sugere que «Israel usou publicidade institucional para mobilizar votos»

há 6 horas

Companhias aéreas rejeitaram indevidamente mais de metade dos pedidos de indemnização em 2024

há 7 horas

Óbito: Morreu o futebolista Gadi Kinda

há 7 horas

Cruz Vermelha Portuguesa lança “Guia de Etiqueta na Saúde Mental”

há 8 horas

Conhecida como a planta cicatrizante, a rosa mosqueta esconde 5 curiosidades

há 8 horas

Óbito: Morreu o comendador Jorge Sá

há 8 horas

Quando decidem viajar 30% dos portugueses procuram formas de poupar

há 8 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.