Conheça estratégias eficazes para executar tarefas desagradáveis

Adote um destes tipos de estratégia mental e pode transformar um desafio aborrecido numa missão aceitável.

Mesmo as pessoas mais focadas precisam de recorrer a diferentes estratagemas para concentrarem-se nas tarefas mais monótonas. Estes são alguns exemplos de como lidar com situações em que tem de realizar trabalhos pouco atrativos :

  1. Mudar a forma como se sente. Estar de bom humor pode ser uma boa forma de encarar aquelas tarefas enfadonhas mas que têm de ser feitas.
  2. Concentrar a atenção nos resultados positivos que podem advir desse trabalho. Recordar-se de porque realiza essa atividade e pensar nas consequências positivas.
  3. Ou pode ainda focar-se nos efeitos negativos, no caso de não executar determinado trabalho que lhe é desagradável.
  4. Por fim, pensar na conclusão da tarefa também é uma boa opção, pois vai ver sempre o tempo a reduzir e passar mais depressa. Pensamento que pode ajudar a tornar a tarefa mais agradável.

As pessoas lidam com as suas tarefas no seu quotidiano de forma diferente, empregando estratégias pessoais (jogos da mente), sobretudo para levar a cabo aquelas que menos se gosta de realizar.

Maior foco nos objetivos

Outra estratégia, mais conhecida, é a definição metas mais curtas, uma forma diferente de transformar um desafio aborrecido numa missão aceitável, que requer uma pessoa com alto nível de autocontrolo. Todavia, esta é uma estratégia mais aconselhada para pessoas com pouco autodomínio.

Assim, com um objetivo que se atinge mais rapidamente estabelecido, passa a ser mais fácil concentrar nas estratégias que funcionam melhor para cada um. Por outro lado, a pessoa acaba por distrair-se do “big picture” (do maior objetivo). Por isso, nestes casos, as distrações são a pior coisa que pode acontecer, pois nestas situações elas podem ter um efeito negativo no êxito da tarefa.

Artigos relacionados
Comentários
Loading...