Partilhar

Conheça o MSC World Europa: navio sustentável movido a LNG e que a incorpora tecnologia de célula de combustível

A Cruise Division do MSC Group e os Chantiers de l´Atlantique comemoraram ontem, dia 24 de outubro, a entrega do MSC World Europa, o maior navio de cruzeiro movido a LNG do mundo e um dos primeiros a incorporar tecnologia de célula de combustível.

25 Outubro 2022
Sandra M. Pinto

A Cruise Division do MSC Group e os Chantiers de l´Atlantique comemoraram ontem, dia 24 de outubro, a entrega do MSC World Europa, o maior navio de cruzeiro movido a LNG do mundo e um dos primeiros a incorporar tecnologia de célula de combustível.

O MSC World Europa é o primeiro dos dos navios pioneiros da World Class da MSC Cruzeiros. É uma metrópole urbana ultramoderna no mar que representa o futuro dos cruzeiros e oferece um mundo de diferentes experiências que ultrapassam os limites do que é possível no mar-estabelecendo um novo padrão para a indústria de cruzeiros.

Pierfrancesco Vago, Executive Chairman of the Cruise Division do MSC Group, afirmou: »Estamos orgulhosos de ter na nossa frota o MSC World Europa, o nosso 20.º navio e o primeiro a ser movido a LNG. Este navio pioneiro representa a fase seguinte na nossa viagem em direção não só ás zero emissões como ao cruzeiro sustentável e é um símbolo do nosso inabalável compromisso com estas duas preocupações».

O MSC World Europa é o primeiro navio de cruzeiro contemporâneo do mundo a dispor da tecnologia de célula de combustível de óxido sólido (SOFC) movida a gás natural liquefeito (LNG.). O navio incluirá um demostrador SOFC de 150 quilowatts que utilizará o LNG para produzir eletricidade e calor a bordo de uma forma altamente eficiente por meio de uma reação eletroquímica. Será um teste para acelerar o desenvolvimento da tecnologia de células de combustível para navios de cruzeiro contemporâneos e oferece um potencial para permitir soluções de propulsão híbrida no futuro.

Comparado com os combustíveis marítimos padrão, o LNG praticamente elimina as emissões de poluentes do ar, incluindo óxido de enxofre e partículas finas, reduz bastante os óxidos de nitrogénio e já atinge uma redução de C02 até 25%. O LNG também permitirá o desenvolvimento de combustíveis e soluções de baixo carbono, como hidrogénio verde, LNG sintético e células de combustível.

Em parceria com o estaleiro, o MSC World Europa foi concebido com um formato de casco inovador para minimizar a resistência através da água.

O MSC World Europa também incorpora uma ampla gama de equipamentos para otimizar a utilização de energia em todo o navio. Estes incluem ventilação inteligente e sistemas avançados de ar condicionado, com circuitos automatizados de recuperação de energia, permitindo uma distribuição eficaz de calor e frio em todo o navio, controlada por sistemas de gestão inteligentes para melhorar ainda mais o perfil de poupança de energia.

Também será equipado com sistemas aperfeiçoados de recolha automática de dados para monitorização remota de energia e análise avançada, permitindo suporte em terra em tempo real para otimizar a eficiência operacional a bordo.

Esses avanços de eficiência e a utilização de LNG permitirão um desempenho operacional muito superior aos critérios de design energético exigidos pela IMO para novos navios. O MSC World Europa foi concebido para ter um desempenho 47% melhor do que o Índice de Design de Eficiência Energética (EEDI) exigido pela regulamentação.

Sistemas avançados de tratamento de água e gestão de resíduos e outras características inovadoras:

O MSC World Europa está equipado com um sistema avançado de tratamento de águas residuais (AWTS) que vai ao encontro dos mais altos requisitos regulamentares do mundo, incluindo o chamado Padrão Báltico. O navio trata todas as águas residuais produzidas a bordo para se aproximar dos padrões de água da torneira. O navio também inclui um sistema de tratamento de água de lastro de última geração que impede a introdução de espécies invasoras no ambiente marinho através de descargas de águas de lastro, em conformidade com a Convenção de Gestão de Água de Lastro da IMO.

Há uma equipa inteira de tripulação dedicada a implementar protocolos rigorosos de gestão de resíduos que separam todos os resíduos em sete tipos distintos, por exemplo, vidro, alumínio e papel, com equipamentos especializados para triturar ou agrupar esses tipos de resíduos nas instalações de gestão de resíduos do navio”, disse Linden Coppell.

Para além disso, o MSC World Europa possui um sistema de redução catalítica seletiva (SCR) que reduz as emissões de NOx em 90% quando o LNG não está disponível e o navio deve funcionar com gasóleo marítimo. Como o combustível LNG atinge uma redução semelhante, o MSC World Europa estará sempre pronto para ir ao encontro dos padrões de emissões de NOx Tier III da Organização Marítima Internacional (IMO). Como todas as novas construções da MSC Cruzeiros, o navio está equipado com capacidade de energia em terra, o que nos permite minimizar a utilização do motor nos portos onde a infraestrutura necessária está disponível.

O casco e a sala de máquinas do MSC World Europa foram concebidos para minimizar o impacto acústico submarino, reduzindo o impacto potencial sobre os mamíferos marinhos nas águas circundantes.

 

Mais Recentes

5 destroços que todos os entusiastas do mergulho devem explorar

há 11 horas

Bensaude Hotels celebra 90 anos com foco na expansão

há 12 horas

O Boticário Gardénia Shop: uma experiência exclusiva para viver no Colombo

há 13 horas

Já pode pagar bilhetes de avião a prestações: saiba o que fazer

há 14 horas

Instituto de Socorros a Náufragos: ​operação arranca mais cedo para garantir segurança balnear na Páscoa

há 15 horas

Coliseu Porto Ageas celebra a Liberdade com JP Simões a cantar José Mário Branco

há 16 horas

Provas de vinhos, paisagens únicas e contacto com a natureza: propostas para fugir à rotina

há 17 horas

Óbito: Morreu o cantor Nuno Guerreiro

há 1 dia

Planta da prosperidade: venha conhecê-la e saber como a usar

há 1 dia

Óbito: Morreu Roberto Carlos (não o verdadeiro, mas o seu sócia)

há 1 dia

Hiperglicemia: conheça a condição que levou à morte da atriz Michelle Trachtenberg

há 1 dia

Se tinha planos para ir à praia esta Páscoa esqueça: chuva e frio vão marcar presença nesta época festiva

há 1 dia

Opinião: «Como é que os critérios de qualidade em endoscopia digestiva afetam a prática clínica?», Ricardo Küttner Magalhães, médico gastrenterologista

há 1 dia

Envelhecimento saudável pode dar 0,4 pontos percentuais a crescimento do PIB mundial

há 2 dias

Investigadores portugueses mais perto de nova imunoterapia contra cancro colorretal

há 2 dias

Pedidos de autodeclarações de doença aumentam, totalizando 888 mil desde 2023

há 2 dias

Abertas 579 vagas para médicos de família, 97 para zonas carenciadas

há 2 dias

Governo assinou 90 contratos para criar 3.300 camas de cuidados continuados e paliativos

há 2 dias

Fisco alerta para emails e SMS fraudulentos que estão a ser enviados a contribuintes

há 2 dias

Os 5 alimentos da Páscoa que são perigosos para o seu cão

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.