Ter plantas em casa implica dar-lhes os cuidados de que necessitam para viverem com tranquilidade e paz. Embora possa parecer que basta regá-las, a verdade é que são seres tão vivos que podem até contrair doenças como fungos.
As plantas são suscetíveis a doenças fúngicas. Os fungos aparecem como manchas castanhas ou pretas nas folhas e flores e embora possa parecer uma simplicidade estética que será eliminada com o tempo, se não forem tratados podem danificá-las gravemente.
Quando essas manchas aparecem, o mais comum é recorrer a pesticidas caros que afastam não só fungos, mas também insetos e bactérias. No entanto, devido ao seu elevado conteúdo químico, embora pareçam tratá-los, também os prejudicam.
A melhor opção é recorrer aos agrotóxicos caseiros. Uma das mais poderosas é a feita com alho.
O alho contém enxofre e alicina, dois compostos que atuam como fungicidas naturais. Além de ser um pesticida ecológico, que ajuda a tratar do meio ambiente por não ser feito com produtos tóxicos ou químicos, também é muito simples de fazer e muito eficaz no combate a fungos como oídio, ferrugem, botrítis e fuligem.
Pesticida com alho e vinagre
O vinagre é antibacteriano e anti-séptico , por isso mata bactérias e microorganismos prejudiciais à saúde das plantas, como os fungos. Além disso, é um excelente repelente graças ao seu aroma poderoso, que afasta diversos animais, principalmente insetos.
O primeiro passo é descascar o alho e esmagá-lo.
Num recipiente vamos misturar o alho com o vinagre e deixar marinar durante pelo menos duas horas.
Passe a mistura por uma peneira para separar o líquido, que posteriormente vai borrifar nas plantas.
O método de aplicação é igual ao de qualquer outro agrotóxico, de maneira uniforme nas laterais das folhas onde o fungo se encontra, bem como nos caules. Um fato fundamental a ter em mente é que esse agrotóxico não deve ser aplicado em horários de sol forte , pois as folhas podem murchar.
Pesticida com alho, canela e leite
Somada aos compostos do alho, a canela possui propriedades antifúngicas que tornam o inseticida mais potente e o leite fornece uma camada protetora que dificulta o desenvolvimento de fungos.
Primeiro esmague um pouco de alho, inclusive a casca, e coloque-o num recipiente com um litro de água morna (Para um litro de água podemos adicionar cerca de 125 gramas de alho esmagado)
Deixe a mistura descansar durante 24 horas, para que a alicina do alho se solte e passe para a água.
Depois adicione uma pequena colher de canela.
Assim que tiver a mistura completa, leve a ferver durante 20 minutos.
Quando terminar e a mistura estiver fria, coe e acrescente mais um litro de água.
Acrescente uma chávena de leite desnatado para que não fique com nenhuma quantidade de gordura.
Pulverize regularmente para combater e prevenir a proliferação de fungos.