Conheça os 5 locais no Douro onde pode apreciar as cores de outono. Boa viagem!

O Outono marca o início da época das chuvas, mas antes do frio chegar de vez, e já sem o calor abrasador do verão, vai ter a oportunidade de passar por excelentes locais para apreciar o Outono no Douro.

A Bordo de um Cruzeiro no Douro

O cruzeiro Pinhão-Tua-Pinhão é um dos passeios de barco que se realizam todo o ano. Tratando-se de um minicruzeiro de três horas, poderá escolher se pretende navegar de manhã, ou de tarde. Durante a manhã, poderá apreciar a neblina duriense por entre os seus montes altos e, à tarde, temos a garantia de entardecer maravilhoso com um sol outonal a esconder-se, beijando as vinhas durienses. O passeio faz-se em direção à foz do Rio Tua e, seguidamente, faz-se o percurso inverso, regressando aos Cais do Pinhão, podendo observar todo este cenário encantador, enquanto se delicia com um cálice de Vinho do Porto.

Neste cruzeiro vai conseguir perceber como nesta altura do ano a Natureza se mostra em todo o seu esplendor. Entre a simplicidade e o invulgar, a vista tem muito por onde se perder neste percurso, que não é visível a partir de estradas nacionais.

No Jardim da Quinta Nova, com um Vinho do Porto na Mão

A Quinta Nova Nossa Senhora do Carmo, tida como um local luxuoso para quem quer unir corpo, mente e espírito com a cultura da região duriense, oferece vistas panorâmicas, pratos espetacularmente bem confecionados e, claro, bons vinhos que vai poder ter sempre na mão, enquanto passeia pelos jardins e lhes desvenda os recantos.

Sabia que o cenário desta Quinta inspirou uma das mais famosas cantilenas infantis portuguesas? É isso mesmo… ‘As pombinhas da Cat’rina’ é uma referência a este espaço no Douro.

A Quinta Nova tem-se afirmado como uma referência no Enoturismo em Portugal, tendo já sido considerada um dos locais mais imperdíveis no mundo, com o seu ambiente a merecer diversos outros prémios.

Num Hotel da Região

Pode aproveitar uma escapadinha romântica de dois dias ao Douro para viver toda a magia outonal num dos hotéis da região.

A região duriense tem unidades hoteleiras excelentes, renovadas e com um toque de Tradição que nos aconchega o coração. Por aqui, também pode optar por um tipo de turismo mais rural, assim como ficar hospedado numa Quinta da Região ou optar por um turismo mais “deluxe”.

O importante é que escolha um sítio que harmonicamente combine com os seus gostos. Sinta-se relaxado e sinta, novamente, o aconchego de casa, aproveitando as vantagens das temperaturas mais baixas e apreciando o melhor que a região tem para oferecer.

Num Miradouro Duriense

A paleta de cores cálidas está a pintar o maravilhoso quadro do Douro outonal. São muitos os tons terrosos que se dividem entre amarelos, laranjas e avermelhados, e que contrastam com o verde da vegetação e o azul mais doce do céu. Com tanta teatralidade envolvida, a melhor tarde será passada no Miradouro de Casal de Loivos, em Alijó.

A paisagem é tão fabulosa que foi considerada pela BBC de Londres uma das mais bonitas do mundo! O Miradouro tem uma vista privilegiada sobre o Rio Douro, sendo este o elemento marcante da paisagem. É possível, assim, vê-lo numa grande extensão, observando o modo como serpenteia os montes e o “L” que se escreve em frente ao Pinhão. Do miradouro avista-se a foz do Rio Pinhão e os quatro tipos de vinha que caracterizam a paisagem e a vida desta povoação.

Num Passeio de Burro em Miranda do Douro

Mesmo que o sol já se esteja a despedir mais cedo, uma tarde no Douro pode muito bem ser passada num passeio de burro até porque, lá está, as temperaturas já estão muito mais amenas para si e, até, para o amável animal. A Douro Pula Canhada organiza este tipo de passeios, num programa que ajuda a conciliar esta prática e o contacto com a Natureza. Explore algumas das mais bonitas paisagens da região duriense de burro, na companhia de um guia especializado que lhe vai transmitir todos os aspetos paisagísticos e culturais da zona.

Estes passeios fazem-se, normalmente, por antigos caminhos, não asfaltados, para que possa ver e sentir toda a autenticidade de uma região vivida outrora por pastores, pescadores, moleiros e agricultores.

 

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...