Conheça os hábitos de vida que ​​retardam a deterioração da memória

Ao longo da vida a memória passa por algumas alterações. Há hábitos que ajudam a retardar essa situação.

Um novo estudo publicado no British Medical Journal revela que incorporar uma combinação de hábitos de vida pode ajudar a diminuir a taxa de declínio da memória e reduzir o risco de demência.

A pesquisa avaliou o efeito de hábitos de vida saudáveis ​​de 29 mil adultos com 60 anos ou mais na China. O participantes, com função cognitiva normal, também fizeram parte do Estudo sobre Cognição e Envelhecimento no país asiático.

Os cientistas descobriram que combinar uma série de hábitos saudáveis, como comer bem, fazer exercícios regularmente, jogar cartas e socializar pelo menos duas vezes por semana, pode ajudar a diminuir a taxa de perda de memória e o risco de demência.

«Uma combinação de comportamentos saudáveis ​​positivos está associada a uma taxa mais lenta de declínio da memória em adultos idosos cognitivamente normais», escreveram os cientistas do Centro Nacional de Distúrbios Neurológicos de Pequim, China, no British Medical Journal.

A prática conjunta de múltiplas escolhas de estilo de vida saudável «foi associada a uma menor probabilidade de progressão para comprometimento cognitivo leve e demência», acrescentaram.