<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Conhece o maior ponto de atração turística da região da Guarda? Pois devia

15 Março 2023
Forever Young

O presidente da Câmara Municipal da Guarda considerou hoje que os Passadiços do Mondego, que desde a abertura foram visitados por cerca de 45 mil pessoas, são “talvez, neste momento, o maior ponto de atração” turística da região, avança a Lusa. Segundo Sérgio Costa, no domingo, “mais de mil pessoas passaram nos Passadiços”, o que revela a aceitação que o equipamento está a ter por parte dos turistas nacionais e estrangeiros. “É claro que nós estávamos à espera de muitas pessoas (…), mas com aquele grande investimento que nós fizemos na promoção, na divulgação dos Passadiços do Mondego, não só na região, mas também no país, em Espanha, e [o projeto] acabou por ser divulgado também por toda a Europa, por contágio, de facto, os Passadiços do Mondego são falados em todo o país e em toda a Espanha”, disse o responsável. Na sua opinião, é “muito importante” que o município continue a promover a afirmação dos Passadiços do Mondego e da região: “[O local] é, talvez, neste momento, o maior ponto de atração na nossa região. E queremos que continue assim, durante muitos e bons anos”. “E, estando a Guarda considerada como o Grande Destino Gastronómico do ano, tudo isto se deve associar para as pessoas poderem vir, poderem passear, fazerem as suas caminhadas nos Passadiços do Mondego, tirarem as suas fotografias, deliciarem-se com os nossos belíssimos pratos regionais”, afirmou. Sérgio Costa adiantou que os Passadiços do Mondego, que foram inaugurados em novembro de 2022, tiveram inicialmente o acesso gratuito, mas já está a ser cobrada entrada pelo valor de um euro. Quanto às expectativas de visitantes para a Páscoa, a primavera e o verão, aquele responsável referiu que são “altas”, justificando que, no domingo, quando “o tempo aqueceu um pouco, disparou por completo o número de visitantes”. Os…

O presidente da Câmara Municipal da Guarda considerou hoje que os Passadiços do Mondego, que desde a abertura foram visitados por cerca de 45 mil pessoas, são “talvez, neste momento, o maior ponto de atração” turística da região, avança a Lusa.

Segundo Sérgio Costa, no domingo, “mais de mil pessoas passaram nos Passadiços”, o que revela a aceitação que o equipamento está a ter por parte dos turistas nacionais e estrangeiros.

“É claro que nós estávamos à espera de muitas pessoas (…), mas com aquele grande investimento que nós fizemos na promoção, na divulgação dos Passadiços do Mondego, não só na região, mas também no país, em Espanha, e [o projeto] acabou por ser divulgado também por toda a Europa, por contágio, de facto, os Passadiços do Mondego são falados em todo o país e em toda a Espanha”, disse o responsável.

Na sua opinião, é “muito importante” que o município continue a promover a afirmação dos Passadiços do Mondego e da região: “[O local] é, talvez, neste momento, o maior ponto de atração na nossa região. E queremos que continue assim, durante muitos e bons anos”.

“E, estando a Guarda considerada como o Grande Destino Gastronómico do ano, tudo isto se deve associar para as pessoas poderem vir, poderem passear, fazerem as suas caminhadas nos Passadiços do Mondego, tirarem as suas fotografias, deliciarem-se com os nossos belíssimos pratos regionais”, afirmou.

Sérgio Costa adiantou que os Passadiços do Mondego, que foram inaugurados em novembro de 2022, tiveram inicialmente o acesso gratuito, mas já está a ser cobrada entrada pelo valor de um euro.

Quanto às expectativas de visitantes para a Páscoa, a primavera e o verão, aquele responsável referiu que são “altas”, justificando que, no domingo, quando “o tempo aqueceu um pouco, disparou por completo o número de visitantes”.

Os Passadiços do Mondego foram inaugurados no dia 06 de novembro de 2022, com a presença da ministra da Coesão Territorial.

No seu discurso, o presidente do município da Guarda disse que “houve um antes e haverá um depois dos Passadiços do Mondego”, que considerou “os mais bonitos do país”.

“Este é um investimento fundamental para o turismo da Guarda e para toda a região. Esta obra será a grande âncora regional para o turismo e para o lazer no nosso concelho e de todo o nosso território”, afirmou Sérgio Costa, na cerimónia inaugural.

Os Passadiços do Mondego estão integrados no Parque Natural da Serra da Estrela e no Estrela Geopark Mundial da UNESCO.

Com um percurso pelas margens do rio Mondego e os seus afluentes de cerca 12 quilómetros, os passadiços começam junto à barragem do Caldeirão, estendendo-se depois pelo vale do Mondego, nos territórios das localidades de Trinta, Vila Soeiro e terminando já na montanha, em Videmonte.

“O percurso aproveita cinco quilómetros de caminhos já existentes e integra uma zona de sete quilómetros de travessias, passadiços e três pontes suspensas com paisagens de cortar a respiração e onde abundam as veredas, açudes, cascatas, levadas e moinhos”, segundo o município da Guarda.

O seu itinerário compreende geossítios como o Miradouro do Mocho Real, escombreiras e cascalheiras do Alto Mondego e ainda os vestígios de património industrial de antigas fábricas e engenhos de lanifícios ou de produção de eletricidade (na aldeia de Trinta), “testemunhos de um passado ligado à indústria têxtil deste território, onde teve origem o afamado cobertor de papa”.

Os Passadiços do Mondego representaram um investimento na ordem dos quatro milhões de euros, cofinanciados em 85% por fundos europeus, no âmbito do Centro 2020, FEDER.

 

Mais Recentes

Morangos: benefícios para a saúde e três receitas frescas para o verão

há 3 horas

Saiba como falar com crianças e jovens sobre a morte de figuras públicas

há 4 horas

Saiba quais os três signos com uma aura mágica e misteriosa

há 5 horas

Saiba quais os signos do zodíaco que precisam urgentemente de férias

há 5 horas

Ovos à mesa: descubra os seus benefícios e duas receitas irresistíveis para o dia-a-dia

há 5 horas

Sabia que pode comer o manjerico dos Santos Populares? E faz até bem à saúde

há 6 horas

Pegadas de há 23 mil anos confirmam presença humana nas Américas antes da última Idade do Gelo

há 8 horas

O cérebro sabe antes de si: exame revela se vai envelhecer mais depressa

há 8 horas

Estudo revela que consumo de cannabis duplica risco de morte por doença cardiovascular

há 9 horas

A forma das folhas influencia a velocidade com que caem das árvores, conclui estudo

há 10 horas

Picada de abelha: sabe quando é inofensiva e quando pode ser fatal?

há 10 horas

Quer escolher a melhor meloa ou melancia? Estes truques vão ajudá-lo

há 10 horas

Em direto: Cerimónia de entrega dos Prémios Marketeer

há 1 dia

Hipocondria cresce na era digital e torna-se um desafio para a saúde mental, alerta psicóloga do Hospital Lusíadas Monsanto

há 1 dia

Moscas em casa neste verão? Papel de alumínio pode ser a solução (natural) que procura

há 1 dia

Descoberto organismo microscópico que desafia os limites da vida celular

há 1 dia

Descoberto triângulo escondido no Homem de Vitrúvio que liga Da Vinci à anatomia moderna

há 1 dia

Cafeína pode ajudar a retroceder o envelhecimento celular, revela estudo

há 1 dia

Estes alimentos estão a tornar o seu metabolismo mais lento (e nem imagina)

há 1 dia

Saiba quais são os sete alimentos que combatem o envelhecimento da pele

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.