Muito mudou na Internet ao longo das últimas quase três décadas. Não só se tornou um meio mais acessível e democrático, com cada vez mais utilizadores, como viu o leque de plataformas crescer e diversificar-se. Em 1993, o portal AOL era o site mais popular, registando um número de visitas significativamente superior ao verificado junto dos restantes websites no ranking desse ano – que também inclui a Bloomberg, IMDB, Apple e MTV.
O sucesso do AOL deve-se, de acordo com o Visual Capitalist, ao facto de ter sido um dos primeiros grandes portais online, dominando o mercado através de uma campanha massificada que permitia experimentar o acesso à internet gratuitamente. O sucesso foi tão grande que conseguiu manter-se no primeiro lugar da lista dos sites mais populares até ao início do novo milénio.
Um vídeo elaborado pelo Captain Gizmo mostra que só em meados de 2000 é que o AOL se vê ultrapassado pelo Yahoo, o novo rei. Por esta altura, também já tinham surgido sites e plataformas como MSN, eBay, BBC e Amazon.
Avançamos até 2001 e surge, finalmente, a Google no top dos sites mais populares. Em Novembro desse ano já tinha chegado ao quarto lugar e em 2003 atinge o pódio. Porém, teria ainda de esperar até Junho de 2006 para conquistar a primeira posição, ultrapassando o Yahoo, MSN e Myspace, que entretanto também nasceu.
Em 2006, também já constavam do ranking a Wikipedia e o motor de busca russo Yandex. Um ano mais tarde, surge o YouTube e, em 2008, o Facebook. Chegados a 2010, o panorama já era totalmente dominado por estes novos players: Google liderava, seguida pelo Yahoo, Facebook, YouTube e Amazon. No fim da lista, constavam ainda a chinesa Baidu e o motor de busca Ask.com.
Pornhub, Twitter e Instagram são alguns dos sites mais recentes a integrar a lista dos mais populares, mostrando que as redes sociais ganharam um peso substancial no tempo dedicado pelos utilizadores à internet.
Fonte: The Most Popular Websites Since 1993 from Visual Capitalist on Vimeo.
(artigo originalmente publicado no site Marketeer)